Jorginho - Um ídolo do Verdão no Corinthians

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo Placar

Jorginho em ação pelo Corinthians enfrentando o Santos

Nesta segunda-feira, Jorge Antônio Putinatti, popularmente conhecido como Jorginho, está completando 62 anos de vida neste dia 23 de agosto de 2021. Hoje, no O Curioso do Futebol, vamos relembrar a passagem de um ano desse ex-ponta direita pelo time do Parque São Jorge, que aconteceu em 1987. Em toda a sua passagem, o jogador somou 48 partidas com a camisa corintiana e anotou 7 tentos.

Revelado nas categorias de base do Marília, clube onde ganhou a Taça São Paulo de Futebol Juniores, chegou ao Palmeiras com apenas 20 anos de idade no ano de 1979. No time alviverde, foi um dos grandes jogadores quando o Palmeiras estava na fila. Enquanto estava no Verdão, foi convocado para a Seleção Brasileira. Pela Amarelinha, atuou em 16 partidas e chegou a disputar a Copa América de 1983.

Foi então, que em 1987, Roberto Pasqua, que estava tentando sua reeleição como Presidente do Timão, aproveitou que o atleta estava na lista de transferências do rival e contratou Jorginho, como uma jogada política. Com isso, o ponta direita chegou ao Coringão e junto a equipe que já contava com nomes como Waldir Perez e Biro-Biro.

Pelo Corinthians, não conquistou títulos. Após perder para o São Paulo na final do estadual ser vice-campeão paulista, o clube alvinegro de São Paulo não fez uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Em 15 jogos disputados, o Timão somou apenas duas vitórias, seis empates e sete derrotas.

Mesmo colecionando boas atuações, o atleta acabou não agradando a nação corintiana, já que havia passado pelo Palmeiras antes mesmo de rumar para o clube do Parque São Jorge. Durante uma partida diante do Atlético-MG realizada no Pacaembu, um membro da torcida que vivia um momento de irritação, pulou o alambrado e invadiu o gramado. Segundo conta o ponta de lança, o torcedor corintiano passou pelo seu lado sem o jogador perceber, o empurrou e o jogador foi ao solo. Jorginho também diz que até pensou em correr atrás para replicar a agressão, mas o torcedor alvinegro pulou o alambrado novamente e voltou para as dependências do estádio. Percebendo toda a revolta da torcida que estava tentando invadir o campo, o ponta resolveu deixar a história de lado.


Pouco tempo após este lamentável episódio, Jorginho foi para o Fluminense, onde viveu um bom momento. Na negociação com o Tricolor do Rio de Janeiro, o ponta esquerda Paulinho Carioca foi para o Timão como moeda de troca e a equipe paulista ainda recebeu uma quantia em dinheiro pela transferência.

Após passar pelo time das Laranjeiras, Jorginho ainda passaria por times como Grêmio, Santos e XV de Piracicaba. Para encerrar a sua carreira como jogador de futebol profissional, o ponta direita escolheu ir para o Japão. Na Ásia, jogou pelo Nagoya Grampus, onde se aposentou no ano de 1990.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações