Há 95 anos, Corinthians comprava terreno do Parque São Jorge

Com informações do Corinthians
Foto: Memorial Corinthians

O estádio e parte do clube social

O dia 18 de agosto é uma data histórica para o Sport Club Corinthians Paulista. O terreno do Parque São Jorge, local que se perpetuou eternamente como sede social do clube e onde foi construído o Estádio Alfredo Schürig, foi comprado exatamente 95 anos atrás.

Na ocasião, o presidente em exercício na época, Ernesto Cassano, dirigiu-se ao 6° Tabelião de Notas de São Paulo para assinar a escritura de aquisição da primeira gleba do Parque São Jorge. Na tarde de 18 de agosto de 1926, o escrevente do cartório abriu o enorme e pesado livro n° 2.328, de capa preta, em que a folha 59, com letra miúda e clara, havia lavrado os termos do compromisso de venda e compra de uma área de 45 mil metros quadrados, no bairro do Tatuapé.

O Corinthians passou a ser conhecido como “o clube da Fazendinha”, nome dado pela imprensa ao complexo que continha o estádio. “O jogo será na Fazendinha”, escreviam os jornais O Esporte, A Gazeta Esportiva, o Correio Paulistano, a Folha da Manhã, O Estado de São Paulo, o Diário da Noite e a Gazeta.

Na época em que o Corinthians adquiriu a Fazendinha, o terreno era repleto de árvores, com o Rio Tietê logo ao lado – quando ainda era despoluído. Já havia um campo de futebol com arquibancadas, praça de esportes, campo de tênis e salão de dança, formando uma estrutura de base perfeita para o início da história do Timão no Parque São Jorge.


O estádio de futebol passaria a se chamar “Alfredo Schürig” – o empresário auxiliou na compra do espaço que se tornou a sede do clube no Parque São Jorge. A inauguração do mesmo viria dois anos depois, em 22 de julho de 1928, em uma partida contra o América-RJ que terminou empatada em 2 a 2. Duas mil pessoas viram o primeiro jogo de futebol da história da Fazendinha.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações