Espanha vence Japão na prorrogação e decide ouro do Futebol Masculino Olímpico contra o Brasil

Por Victor de Andrade
Foto: RFEF

Espanha definiu o jogo na prorrogação

A Espanha vai enfrentar o Brasil na final do Torneio de Futebol Masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta terça-feira, dia 3, no Estádio de Saitama 2002, a Fúria enfrentou o Japão, time da casa, empatou em 0 a 0 no tempo normal, mas o gol Asensio, no segundo tempo da prorrogação, garantiu a Seleção Espanhola na decisão da medalha de ouro.

Na primeira fase, o Japão foi o primeiro do Grupo A, sendo a única equipe a terminar a fase com 100% de aproveitamento. Os nipônicos venceram a África do Sul (1 a 0), México (2 a 1) e França (4 a 0). Nas quartas-de-final, o time da casa passou pela Nova Zelândia, nas penalidades, depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal.

Já a Espanha, na primeira fase, ficou com a liderança do Grupo C, somando cinco pontos em empates com Egito (0 a 0) e Argentina (1 a 1), além de uma vitória sobre a Austrália pelo placar de 1 a 0. Nas quartas, a Fúria eliminou a Costa do Marfim, empatando em 2 a 2 no tempo normal, mas fazendo três gols na prorrogação, fechando o confronto em 5 a 2.

Em primeiro tempo de estratégias diferentes, a Espanha impôs o seu estilo de jogo e valorizou a posse de bola, mas pecou no último passe e acertou apenas um chute no gol, em finalização de bico de Rafa Mir, que parou em Tani.

O Japão, por sua vez, variou entre a marcação alta e a pressão na saída de bola espanhola e apostou nos contra-ataques em velocidade, mas terminou a etapa inicial sem criar uma grande oportunidade. Assim, o primeiro tempo terminou com o placar em branco.

No segundo tempo, a Espanha foi de vez para cima. Aos 9', Cucurella cruzou da ponta esquerda, Itakura não conseguiu cortar de cabeça, Merino dominou e Yoshida deu o carrinho na bola. O árbitro marcou pênalti no lance. Porém, após consulta ao VAR, voltou atrás.

O jogo foi caminhando para o fim do tempo normal e as equipes melhoraram. aos 33', Kubo quase marcou para o Japão, mas o goleiro Simón fez grande defesa. A resposta da Espanha veio aos 41', com Asensio, de canhota, mas Tani evitou o gol defendendo com o pé. Porém, o 0 a 0 persistiu e a partida foi para a prorrogação.


No tempo extra, as duas equipes até tentavam, mas o cansaço físico estava forte. Porém, aos 8 minutos da segunda etapa, a Espanha fez o gol da vaga na final. Asensio recebeu de Oyarzabal pelo lado direito da área, chutou colocado de canhota e mandou na bochecha direita da rede para marcar um belo gol. A Fúria se garantiu na decisão olímpica.

Com o triunfo, a Espanha vai encarar o Brasil, que venceu o México nas penalidades, na decisão da medalha de ouro, que será no sábado, dia 7, às 8h30 do horário de Brasília, no Estádio Internacional de Yokohama. Já o Japão lutará pelo bronze contra os mexicanos na sexta-feira, dia 6, às 8 horas,  também do horário de Brasília, no Estádio Saitama 2002.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações