A passagem de Zagallo como jogador do Flamengo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Zagallo na época de atleta do Flamengo

O dia 9 de agosto marca o aniversário de uma das maiores lendas da história do futebol brasileiro e mundial. Mário Jorge Lobo, o Zagallo, está completando 90 anos neste dia. Nove décadas de uma história de muitos altos, poucos baixos e títulos, títulos e mais títulos. Antes de ser treinador e dizer que "iam ter de engolir ele", o Velho Lobo foi um ótimo jogador e entre suas passagens jogou pelo Flamengo.

O "Formiguinha" chegou ao Mengão ainda muito jovem, trazido direto do América, onde havia começado sua promissora carreira dentro das quatro linhas. Dono de ótima qualidade, o ponta-esquerda logo virou titular do time rubro-negro e começou sua caminhada para se tornar um dos grandes nomes da história do clube, algo que mostrou capacidade para fazer desde o início de sua carreira como futebolista.

O alagoano se firmou rapidamente na Gávea e fez parte do time tricampeão do Campeonato Carioca entre os anos de 1953 e 1955, que por sinal foram seus grandes títulos vestindo vermelho e preto. Na sua época o futebol brasileiro não tinha ainda seu nacional de clubes, algo que só se concretizou anos depois, já no fim de sua passagem pelo Mengão. 

Além dos cariocas, conquistou uma infinidade de torneios amistosos nas excursões que o Flamengo fazia naquela década mundo afora. Deixou o clube em 1958, ainda que não quisesse sair, para jogar seus últimos anos dentro das quatro linhas pelo Botafogo. Foram 217 jogos e 30 gols vestindo a camisa flamenguista


Zagallo ainda voltou a trabalhar no Flamengo três vezes durante sua carreira de treinador. Entre 1972 e 1974, entre 1984 e 1985 e por fim, a mais recente e seu último trabalho como treinador de um time, em 2001. Era o treinador rubro-negro no histórico título do Cariocão de 2001, conquistado com o gol de falta de Petkovic sobre o Vasco (sim, aquele). Foi também campeão da Copa dos Campeões nesse último trabalho. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações