A passagem de Rincón pelo América de Cali

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Rincón jogou por três anos em Cali

O colombiano Freddy Rincón, que completa 45 anos neste dia 14 de agosto, foi durante sua carreira profissional um dos grandes volantes no futebol sul-americano. Dono de categoria imensa e de boa visão de jogo, além de imposição física, o ídolo corintiano teve várias passagens interessantes ao longo de sua carreira dentro das quatro linhas, seja no Brasil ou até na Europa, onde chegou a atuar por Napoli e Real Madrid. Nos anos 1990, jogou por três anos no América de Cali, de seu país natal.

Rincón começou sua trajetória profissional no Atlético Buenaventura e chamou a atenção do Santa Fé, que o contratou no final da década de 1980. Depois de jogar bem pelo Santa Fé, Rincón acabou contratado a peso de ouro pelos Diablos Rojos no ano de 1990. Na época, o tradicional time de Cali era "patrocinado" pelo cartel do tráfico de drogas local, sob a batuta dos irmãos Rodríguez Orejuela, num período onde a própria liga de futebol colombiana virou uma plataforma de lavagem de dinheiro dos cartéis.

Dentro de campo, Rincón rapidamente se encaixou dentro do América, se tornando quase que instantaneamente um dos grandes nomes da equipe nas competições disputadas pelo Diablo. Em seu primeiro ano, já foi crucial na conquista do Campeonato Colombiano, que acabou sendo o primeiro grande título de sua carreira como atleta de futebol. Fazia parte do time que chegou as quartas de final da Libertadores em 1991.

Seguiu como titular nos anos seguintes em 1992 foi novamente um dos destaques de uma conquista nacional pelos Rojos. Também era um dos destaques da equipe nas ótimas campanhas continentais de 1992 e 1993, anos em que o Diablo Rojo só foi parado nas semifinais da Copa Libertadores, sempre figurando junto aos rivais do Atlético Nacional como forças do país na América do Sul, ainda que sem chegar a decisão.


Acabou chamando a atenção do futebol brasileiro, mais especificamente do endinheirado Palmeiras da Parmalat, que o tirou do América em 1994. Fechou sua passagem pelos Diablos Rojos com ótimos números, marcando 54 gols ao longo de 177 jogos vestindo a camisa vermelha.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações