A passagem de Jorginho pelo Vasco da Gama

Por Ricardo Pilotto

Jorginho, pelo Vasco, enfrentando o Manchester United no Mundial de 2000

Jorge de Amorim Campos, popularmente conhecido como Jorginho, está completando 56 anos de idade nesta terça-feira, dia 17 de agosto de 2021. Por isso, hoje vamos relembrar a passagem do ex-lateral direito pelo Vasco da Gama, que aconteceu entre 1999 e 2001.

Após jogar em clubes como América-RJ, Flamengo, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Kashima Antlers e São Paulo, Jorginho chegou ao time da Gigante da Colina ao final de 1999 junto de jogadores como Júnior Baiano e Romário, já que naquela ocasião, o Vasco disputaria o Mundial de Clubes da FIFA em janeiro de 2000. Depois que chegou ao Vasco ainda em 1999, ainda jogou duas partidas pelo time da Cruz de Malta.

O clube carioca conseguiu passar pelo Manchester United, que era nada mais nada menos do que o atual campeão europeu e intercontinental, mas acabou perdendo a grande decisão para o Corinthians. Porém, a temporada terminaria com um final feliz, já que o time cruzmaltino venceu a Copa João Havelange e a Mercosul daquele ano.

Já com seus 36 anos de idade, Jorginho perdeu sua posição no time titular para Clébson, que chegou a equipe de São Januário no 2º semestre. Com isso, o atleta passou a jogar como volante e pegou a vaga de Paulo Miranda, que cumpria aquela função.

O primeiro gol do jogador vascaíno com a camisa do Vasco foi em um jogo diante do Grêmio, realizado no dia 16 de novembro de 2000. A partida aconteceu no estádio Olímpico em Porto Alegre. O tento da vitória vascaína foi marcado aos 23' do segundo tempo. Nessa temporada 63 partida e marcou um gol.

No ano de 2001, seu último ano atuando com a camisa do Vasco da Gama atuou em 27 oportunidades. Conseguiu ainda marcar mais um gol pelo time carioca.

O fim de sua passagem pelo Vasco foi marcado por críticas a diretoria. O jogador alegava que os responsáveis pela administração do Gigante da Colina não estava cumprindo com os suas obrigações de pagar os atletas. Por isso, Jorginho foi para o Fluminense, clube onde encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional.


Entre 1999 e 2001, Jorginho defendeu as cores do Vasco em 92 oportunidades e apesar de não ter uma responsabilidade ofensiva tão grande, conseguiu marcar 2 gols. Conquistou 4 taças, sendo elas: uma João Havelange 2000 (Campeonato Brasileiro), uma Copa Mercosul (2000), uma Taça Guanabara (2000) e uma Taça-Rio (2001).

Jorginho teve passagens pelo Vasco como treinador. Como comandante aconteceram em 2015, quando o clube foi rebaixado, e em 2018.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações