A passagem de Just Fontaine pelo Stade Reims

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Fontaine é idolo do Reims

Poucos nomes na história do futebol causavam tanto pavor em defensores de sua época como o de Just Fontaine, que completa 88 anos neste dia 18. O implacável matador francês assombrou defesas na Copa do Mundo de 1958, mas nem só de seleção viveu a lenda, que é um dos maiores nomes da história do futebol local. Nos anos 1950 e 1960, o atacante, que na verdade nasceu no Marrocos, assombrou também o futebol europeu, principalmente em sua gigantesca passagem pelo Stade Reims.

Fontaine começou sua trajetória no futebol no USM Casablanca e com apenas vinte anos sua apavorante média de mais de um gol por jogo chamou a atenção do Nice. Em três anos, seu futebol no clube chamou a atenção do Stade Reims, que na época era o "dono" do futebol francês e trouxe Fontaine para reforçar seu já excelente time, no ano de 1956. 

Fontaine chegou aos Rouge et Blanc e passou então a formar uma dupla praticamente imparável com outro craque da época, o meia-atacante Rayond Kopa. Chegou tentando manter num topo um time que havia conseguido chegar a decisão da Copa Européia, antigo nome da Liga dos Campeões e que havia vendido caríssimo o título ao Real Madrid e não decepcionou, caindo rapidamente nas graças do torcedor.

Fontaine foi artilheiro do Campeonato Francês na sua segunda temporada no clube, que acabou ajudando a levar o atacante para a Copa do Mundo de 1958, onde foi artilheiro e recordista de gols numa única edição com 13 gols, apesar dos Bleus terem caído nas semifinais para o Brasil. Naquela época, já havia ajudado o Reims à conquistar um ´título francês. Sem se abalar, foi artilheiro da Copa Europeia da temporada 1958/1959, ajudando o Reims à chegar novamente na decisão, outra vez perdida para o Real Madrid. 


Seguiu atuando pelo Reims até o ano de 1962, quando se aposentou prematuramente devido a lesões recorrentes. Em seis anos pelo clube, marcou incríveis 145 gols em 152 jogos, se convertendo numa verdadeira lenda da instituição. Foram três títulos franceses, um título da Copa da França e dois títulos da Supercopa da França. 

Depois de encerrar a carreira, Fontaine foi treinador, passando pela Seleção Francesa, pelo Luçon, pelo PSG, onde foi um dos primeiros treinadores da história do clube, Tolouse e por fim pela Seleção Marroquina, último trabalho seu na prancheta, no ano de 1981. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações