A passagem de Cocito pelo Atlético Paranaense

Por Lucas Paes
Foto: Jader da Rocha/Placar

Cocito em atividade pelo Furacão

Praticamente uma figura lendária na internet devido a fama de violento, o ex-volante Cocito, que completa 44 anos neste dia 24 de agosto tem em sua carreira passagens por diversos clubes conhecidos do futebol brasileiro e também atuou no futebol espanhol. O ex-atleta viveu um período especial vestindo a camisa do Atlético Paranaense, ou melhor, do hoje Athletico Paranaense, onde é idolo. 

Cocito chegou ao Furacão depois de seu bom início de carreira no Botafogo de Ribeirão Preto. Embarcou em Curitiba em 1998 e demorou alguns meses até se adaptar, começando a se encaixar mais no time a partir do segundo semestre de 1998. A partir disso, virou titular e peça chave da equipe, participando ativamente das campanhas seguintes.

Viveu um de seus momentos mais marcantes pelo rubro-negro na Seletiva da Libertadores de 1999, quando marcou um belíssimo gol diante do Coritiba na seletiva para a Libertadores. A partir daquele ano, passou a ser titular e uma das referências da equipe, caindo aos poucos nas graças do torcedor do Atlético. Em 2000, conquistou o campeonato paranaense, seu primeiro título como um titular efetivo da equipe.

Foi em 2001 que viveu o grande momento da carreira no rubro-negro, fazendo parte e sendo destaque do time campeão do Brasileirão daquele ano. Naquele campeonato, ficou marcado por uma entrada forte em Kaká, que na época jogava no São Paulo, o que criou a ele uma fama de violento que na verdade não condizia tanto com a realidade, já que por mais que chegasse firme, Cocito também tinha técnica e sabia jogar, como mostrou em diversos momentos na equipe rubro-negra.

Permaneceu no Furacão em sua primeira passagem até 2003, quando acabou emprestado ao Corinthians. Retornou e jogou mais seis meses pelo clube em 2005, participando então da campanha do vice-campeonato da Libertadores, fazendo inclusive uma de suas grandes partidas no confronto contra o Santos, nas quartas de final.


Foi também em 2005 que acabou deixando o clube para atuar pelo Tenerife, no futebol espanhol. Esteve em atividade até 2009, quando se aposentou no Vila Nova. É até hoje considerado um dos grandes ídolos da história do Furacão, sendo o segundo jogador que mais atuou pelo clube em Libertadores e um dos destaques da conquista do Brasileirão em 2001. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações