A passagem de Celso Ayala pelo Tricolor Paulista

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Celso Ayala em sua apresentação pelo São Paulo

Nesta sexta-feira, Celso Rafael Ayala Gavilán, popularmente conhecido apenas como Ayala, está completando 51 anos de idade. Por isso, vamos relembrar a apagada passagem do ex-zagueiro paraguaio pelo São Paulo Futebol Clube no ano de 2000.

Revelado no Olímpia em 1990, o defensor ainda passou pelo Rosário Central em 1994 antes de ir para o River Plate em 1995, onde nos Millionarios, Ayala foi um dos destaques da equipe na conquista da Copa Libertadores de 1996. Após fazer uma grande Copa do Mundo de 1998 pela sua seleção nacional, o zagueiro paraguaio foi para a Espanha e defendeu dois times: Real Betis e Atlético de Madrid. Nos colchoneros, fez dupla de zaga com Gamarra. Mas isso acabou não sendo o suficiente para a equipe, e o clube de Madrid acabou sendo rebaixado para a segunda divisão do futebol espanhol na edição 1999-2000.

Um dos jogadores paraguaios que mais se destacaram no futebol mundial na década de 90 no início dos anos 2000, o defensor veio para o Brasil junto com Gamarra. Enquanto o seu compatriota foi ao Rio de Janeiro para defender as cores do Flamengo, Ayala optou por tomar ruma a capital paulista para jogar pelo São Paulo.

Naquela época, Gamarra do Flamengo, Arce do Palmeiras e Rivarola do América-RJ, eram grandes exemplos de defensores paraguaios que conseguiram um lugar de destaque no futebol brasileiro. Mas por outro lado, alguns que acabaram passando por clubes dos outros cantos do Brasil não tiveram a mesma sorte que esses três citados anteriormente. Até muitos se questionavam sobre a real qualidade desses que não estavam sendo considerados ao mesmo patamar dos melhores.

Por causa disso, muitos acabaram não dando certo, e não tiveram continuidade dentro do futebol brasileiro. Com Celso Ayala, não foi nada diferente. O zagueiro chegou para a disputa da Copa João Havelange do ano de 2000. Na competição nacional, Ayala jogou apenas 8 jogos, somando todas as partidas que a equipes disputou no Módulo Azul e na fase de mata-mata do Torneio.

Na primeira fase, o Tricolor Paulista terminou na sexta colocação e conseguiu sua classificação para as oitavas de final. Enfrentando o Palmeiras, o São Paulo acabou eliminado após empatar em 1 a 1 no Palestra Itália e perder por 2 a 1 no estádio do Morumbi. O zagueiro não conseguiu brilhar com a camisa do São Paulo e foi considerado como uma grande decepção para os torcedores do clube, por conta da grande expectativa criada quando o clube anunciou a sua contratação.


Após a eliminação do time da capital paulista, Ayala voltou para o River Plate em 2001, clube onde o zagueiro já havia feito uma boa passagem e escrito uma história bonita pelo clube de Buenos Aires. O defensor atuou por mais quatro anos antes de ir para o Chile em 2006. Depois de passar uma temporada defendendo o Colo-Colo, Ayala encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações