A passagem de Luís Henrique pelo Flamengo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Luiz Henrique atuou alguns meses no Flamengo

O meia Luís Henrique Pereira dos Santos, conhecido pelo nome de Luís Henrique, que completa 53 anos neste dia 20, ficou reconhecido no futebol brasileiro nos anos 1990 por ser parte importante da Seleção Brasileira nestas duas edições da Copa América. Depois de se mostrar promissor na Catuense, Luiz Henrique acabou contratado por empréstimo pelo Flamengo, em 1988.

Ele foi trazido ao time do Flamengo campeão da Copa União para adicionar qualidade no meio e no ataque rubro-negro, além de substituir Andrade, que estava indo para a Roma. Estreou em janeiro daquele ano, em um amistoso internacional contra a Costa do Marfim, em que o Rubro-negro venceu por 3 a 0. Em jogos oficiais, estreou em 8 de fevereiro, na Taça Guanabara, num duelo entre Flamengo e Cabofriense, vencido por 2 a 0 pelo rubro-negro.

Marcou seu primeiro gol pelo clube em um amistoso diante do Fluminense de Feira de Santana, disputado no Estádio Jóia da Princesa, casa do Fluzão baiano. Seu primeiro tento em jogos oficiais veio na vitória diante do Volta Redonda, ainda em fevereiro, no dia 24, em jogo disputado na Gávea, que acabou terminando em 3 a 0 para os flamenguistas, com os outros gols anotados por Bebeto e Leandro.

No total, somando amistosos e jogos oficiais, atuou em 26 partidas com a camisa rubro-negra, sendo 8 amistosos e 18 partidas por torneios oficiais. Anotou três gols nesse período e acabou deixando a Gávea no começo de agosto, sem conseguir chamar atenção o suficiente para permanecer no clube, que na época era um dos melhores, se não o melhor time do país. Retornou a Catuense, onde ficou até 1990. 


Luís Henrique só estouraria na carreira quando chegou ao Bahia, em 1990 e fez parte do time que vendeu caríssimo a derrota para o Corinthians nas semifinais daquele Brasileirão. Se tornou uma das maiores transações entre clubes brasileiros quando o Palmeiras o comprou do Tricolor de Aço e ainda passou pelo Mônaco entre 1992 e 1994. Depois, ainda chegou a atuar por Fluminense e Paraná Clube. Esteve em atividade até 2001, quando se aposentou no Esportivo de Bento Gonçalves.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações