Van Nistelrooy e Kluivert - Dois matadores holandeses nascidos no mesmo dia

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Nistelrooy e Kluivert atuando pela seleção

Conhecida pela alcunha de Laranja Mecânica, a Seleção Neerdlandesa de futebol, Holanda ou então mesmo Países Baixos se preferir é uma das principais reveladoras de talentos em toda a história do futebol. A começar pela incrível geração de Cruyff e Neeskens, os laranjinhas são até hoje sinônimo de futebol bem jogado, mas não conseguiram ao longo da história conquistar grandes títulos além de uma Eurocopa. Coincidentemente, no primeiro dia de julho de 1976, nasceram Kluivert e Van Nistelrooy, dois dos maiores talentos que o país já revelou.

As carreiras de ambos foram um pouco diferentes em alguns aspectos, mas permitiram que eles atuassem juntos em alguns ocasiões. Kluivert estourou ainda muito menino, com apenas 17 anos e foi titular do timaço do Ajax campeão da Liga dos Campeões em 1995. Depois, teve uma passagem apagada pelo Milan e então desembarcou no Barcelona, onde fez história e virou ídolo. Ao deixar a Catalunha, em 2004, nunca mais conseguiu ser o mesmo e deixou os gramados com apenas 32 anos em 2006. 

Já Van Nistelrooy estourou mais tarde. O histórico centro-avante do Manchester United começou como zagueiro antes de ir para o ataque. A partir daí, uma boa temporada no Den Bosch fez com que fosse ao Heereven e de lá foi alçado ao PSV, onde ficou três anos antes de passar seis anos nos Red Devils e se tornar um dos maiores ídolos do clube. Já experiente, ainda teve uma ótima passagem pelo Real Madrid e uma temporada não tão ruim no Hamburgo, antes de se aposentar no Málaga, da Espanha. 

A dupla fez parte de uma geração holandesa que esperava-se finalmente conquistar a sonhada Copa do Mundo. Em 1998 e 2000, em torneios onde só Kluivert atuou, eles bateram na trave tanto na Copa do Mundo, obviamente para o Brasil de Taffarel (ler com a voz de Galvão Bueno) quanto na Eurocopa, para um ótimo time italiano. A Copa de 2002 era a cereja do bolo. Era, pois com Van Gaal no comando, a Laranja Mecânica causou uma das maiores decepções da história do futebol ao perder a vaga para a Irlanda e para Portugal. A dupla chegou a atuar junta em jogos tanto das classificatórias da Eurocopa de 2000, competição que Nistelrooy perdeu por lesão, quanto da Copa do Mundo de 2002.

Na Eurocopa de 2004, tanto Kluivert quanto Nistelrooy foram convocados pelo treinador Advocaat para a competição, porém só Nistelrooy atuou, ocupando a posição de titular, enquanto o na época atleta do Barça ficou no banco e acabou sequer atuando ao longo da competição. Os holandeses caíram na semifinal para Portugal, que saiu com o vice-campeonato para a Grécia. Nistelrooy marcou 4 gols na competição. 


A partir dali, como já falado, só Nistelrooy viveu bons momentos, com seu "gêmeo de nascimento" tendo uma apoteose apagada no futebol, enquanto Ruud atuaria pela seleção até 2011, apesar de ter ficado fora da Copa do Mundo de 2010. Ele se aposentou em 2012 e chegou a ser auxiliar técnico de Van Gaal em 2014, quando os neerlandeses perderam a semifinal nos pênaltis para a Argentina. Hoje, ele segue trabalhando como auxiliar técnico na Laranja Mecânica, enquanto Kluivert recentemente ocupou o cargo de Gus Hiddink na seleção do Curaçao, onde já foi treinador, enquanto o histórico treinador se recupera do coronavírus. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações