Ramón Quiroga, o polêmico goleiro da Copa do Mundo de 1978

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Ramón Quiroga jogando pela Seleção Peruana

Há 71 anos, em 23 de julho de 1950, nascia na cidade argentina de Rosário um goleiro que faria história jogando fora de seu país natal. Ramón Qiroga, que se naturalizou peruano e jogou a maior parte de sua carreira no futebol de lá. Ele era o goleiro do time peruano na Copa do Mundo de 1978, sendo inclusive o titular na partida contra a Argentina, quando os Albicelestes venceram por 6 a 0 e conquistaram a vaga na decisão. 

A trajetória de Quiroga, que nasceu em Rosário, começa justamente no Rosário Central, onde permaneceu por cinco anos e começou sua carreira dentro do futebol. Apesar da baixa estatura (apenas 1,78m) virou goleiro. Estreou no clube aos 18 anos e foi campeão argentino com a Academia em 1971, mas acabou deixando o clube em 1973 para jogar no Sporting Cristal. Por lá, ficou apenas dois anos, retornou ao Independiente, não durou no Rojo e acabou retornando ao Sporting Cristal, onde se naturalizou peruano e acabou convocado para disputar a Copa do Mundo de 1978.

Na Argentina, apareceu a primeira vez quando atravessou praticamente metade do campo para cometer uma falta em Lato, em um duelo contra a Polônia. Depois, era o goleiro peruano na goleada sofrida pelo time diante da Argentina, quando os Albicelestes fizeram 6 a 0 e com isso passaram para a decisão daquela Copa do Mundo. Foi muito criticado pela sua atuação e declarou em entrevista anos depois a Folha de São Paulo que estava "seguro que alguém recebeu dinheiro para facilitar aquele jogo".

Em 1982, foi novamente o goleiro peruano na Copa do Mundo, num ano onde a Rojiblanca decepcionou. Depois daquela competição, seguiu com algum sucesso no futebol peruano, mas se transferiu em 1983 para o Barcelona de Quayaquil, retornando rapidamente ao Peru, onde passou pelo CNI e pelo Universitário antes de encerrar a carreira de jogador. Foram naquele país quatro títulos nacionais, três com o Cristal e um com o Universitário. Além de atuar por clubes, ele jogou 40 jogos pela Seleção Peruana, entre Copas do Mundo, Copa América, Eliminatórias e Amistosos. Sua trajetória na Rojiblanca durou oito anos, entre 1977 e 1985.


Quiroga ainda seguiu carreira como treinador no Peru, passando por diversos clubes do país até 2012, quando trabalhou pela última vez, no Pacífico. Sua única conquista como treinador foi no Deportivo Aviación, quando foi campeão da segunda divisão do Campeonato Peruano no ano de 2000. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações