Em revista: Campanha da Copa América do Brasil


A edição de 2021 da Copa América terminou em sofrimento para o Brasil, uma vez que perderam a final para os seus velhos inimigos amargos Argentina no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Não só a equipa de Tite não conseguiu defender a sua coroa sul-americana, como a Argentina terminou a sua seca de 28 anos de troféus no processo, acrescentando sal às feridas brasileiras.

Antes do torneio, a aposta na Betfair favoreceu o Brasil, que assumiu as funções de anfitrião da Argentina e Colômbia numa tentativa de salvar o torneio à medida que os casos de coronavírus surgiam nos países co-anfitriões. No entanto, Neymar e companhia ficaram muito aquém. Assim, à medida que a poeira assentar noutra edição da Copa América, vamos dar uma vista de olhos à campanha do Brasil.

Etapa de grupo

A Seleção teve um início perfeito no Grupo B (Zona Norte), derrotando a Venezuela por 3-0 no Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília - graças aos golos de Marquinhos (23'), Neymar (64') e Gabriel Barbosa (89'). Foi mais uma vitória fácil para o Brasil na segunda jornada, já que a equipa de Tite bateu o Peru por 4-0. O golo inicial de Alex Sandro foi a diferença no intervalo, mas os golos de Neymar, Ribeiro e Richarlison no segundo tempo fizeram com que fosse um dia para esquecer para La Blanquirroja. Os golos tardios de Roberto Firmino e Casemiro pouparam ao Brasil os seus blushes na 3ª jornada, já que Luis Díaz deu à Colômbia uma vantagem de 1-0 no início do jogo. O golo de Éder Militão no primeiro tempo foi cortado por Ángel Mena, já que o Equador levou o Brasil a um empate em 1-1 no último jogo do grupo, mas 10 pontos em quatro jogos foram suficientes para que os anfitriões de primeira linha liderassem o grupo.

Quartas-de-final

O Chile saiu dos quarteirões de tiro na fase inicial deste confronto das quartas-de-final no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio. Eduardo Vargas insistiu com os mais desfavorecidos, pois liderou a partir da frente. No entanto, o Ederson do Manchester City foi igual a todas as tentativas do Chile. O Brasil estava lentamente a encontrar os seus pés e Lucas Paquetá finalmente quebrou o impasse no início da segunda parte. No entanto, foram colocados contra ele quando Gabriel Jesus recebeu uma carta vermelha directa para uma bota alta. O Chile voltou a subir a pressão, com Vargas até a encontrar a parte de trás da rede - só que por isso foi descartado por VAR. O Brasil sobreviveu a novas tentativas de Ben Brereton para vencer por 1-0.

Semi-finais

Com os quartos de final talvez a serem um alerta para o Brasil, começaram melhor quando enfrentaram o Peru de volta ao Estádio Olímpico. No entanto, ao contrário do seu encontro na fase de grupos, esta não ia ser uma vitória por 4-0 para a Seleção. O Brasil teve as suas oportunidades no início, com Pedro Gallese a fazer uma impressionante defesa dupla para negar tanto Neymar como Richarlison a curta distância. Mas o jogo não ficou sem gols por muito mais tempo, já que o tap-in de Paquetá abriu o placar após 35 minutos. O Peru fez duas mudanças no intervalo e saiu mais ofensivo, mas o Brasil conseguiu aguentar uma vitória por 1-0.

Final

Ambos os lados começaram a final da Copa América com um ar bastante cauteloso e nervoso, mas isso era de esperar, dado que se tratava de uma ocasião tão monumental. Foi a Argentina que cresceu mais à medida que o tempo passava, e Ángel Di María deu aos visitantes a liderança com um final belamente lascado sobre a cabeça de Ederson. O guarda-redes argentino Emiliano Martínez, que teve um torneio fantástico, foi o herói da sua equipa no segundo tempo, mantendo os atacantes brasileiros em silêncio. Richarlison deu um susto aos argentinos quando encontrou o fundo das redes, apenas por ter sido descartado, mas eles aguentaram para vencer por 1-0.

Com o Brasil incapaz de defender o seu título da Copa América, espera-se que possam manter as suas medalhas de ouro olímpicas para o futebol, um torneio em que são indicados para ganhar nas apostas olímpicas de futebol, nos próximos jogos no Japão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações