O início do Fluminense

Foto: arquivo

Os primórdios do Fluminense

Em 21 de julho de 1902 nascia um dos maiores clubes do futebol brasileiro. O Fluminense Football Club foi fundado na época dos primórdios do futebol no Rio de Janeiro e no Brasil. Assim surgia o Tricolor de tantas conquistas no país.

A origem do Fluminense ocorreu paralelamente à introdução do futebol no Rio de Janeiro. Em 1901, Cox, que teve contato com o futebol enquanto estudava na Suíça, juntou algumas pessoas para realizar uma partida no Rio, contra jogadores ingleses. Após poucas partidas nesses moldes, o “Rio Team” viajou à São Paulo para realizar sua primeira partida mais séria.

Após uma tentativa frustrada de montar um clube voltado à prática do futebol, em 1902 esse desejo foi realizado: fundava-se o Fluminense Football Club, com vinte participantes iniciais: Horácio da Costa Santos, Mário Rocha, Walter Schuback, Félix Frias, Mário Frias, Heráclito de Vasconcelos, Oscar Alfredo Cox, João Carlos de Mello, Domingos Moitinho, Luís da Nóbrega Júnior, Arthur Gibbons, Virgílio Leite, Manoel Rios, Américo da Silva Couto, Eurico de Moraes, Victor Etchegaray, A. C. Mascarenhas, Álvaro Drolhe da Costa, Júlio de Moraes e A. H. Roberts.

O próximo passo, então, seria encontrar o local para a construção do clube. O primeiro local escolhido foi um terreno no Botafogo que, curiosamente, a negociação não foi acertada. Porém, alugaram uma chácara na Rua Guanabara, que logo foi estruturada para dar suporte ao clube.


No dia 19 de outubro de 1902 que o Tricolor fez sua primeira partida. No seu jogo de estreia, o Fluzão fez 8 a 0 no Rio Football Club.

As primeiras cores representativas do Fluminense foram branco e cinza. O uniforme da época, além dessas cores, ainda levava o antigo escudo do clube com as iniciais FFC, grafadas em vermelho. No entanto, devido à dificuldade de encontrar tecido nas cores do clube, em 1904 essas cores foram modificadas para vermelho, verde e branco, fato que permanece até os dias de hoje.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações