Nelinho - Um ídolo do Cruzeiro jogando no Atlético Mineiro

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Nelinho com a camisa do Atlético Mineiro

Nesta segunda-feira, dia 26 de julho de 2021, Manoel Rezende de Matos Cabral, popularmente como Nelinho, está completando 71 anos de idade. Apesar de ter construído um grande vínculo com o Cruzeiro, o lateral-direito tornou-se um dos maiores da história também do Atlético Mineiro.

Revelado no América-RJ, Nelinho também teve passagens por clubes como Barreirense, Deportivo Anzoátegui, Bonsucesso, Remo, Grêmio e Cruzeiro, Nelinho chegou ao Galo no ano de 1982, quando o clube pagou 20 milhões de Cruzeiros (moeda brasileira na época) ao seu maior rival para poder contar com o craque no elenco. Naquele momento, o craque quebrava um tabu de negócios entre as duas equipes mineiras que se iniciou em 1956, após a venda de Sinval, ex-goleiro que também jogou nos dois clubes.

Sua estreia pelo Galo aconteceu justamente em um clássico diante da Raposa no dia 2 de maio de 1982, em partida válida pelo Torneio dos Campeões, realizada no estádio do Mineirão. Naquela oportunidade, o confronto entre os mineiros terminou empatado pelo placar de 2 a 2

Em cinco anos vestindo a camisa do time alvinegro, conquistou quatro títulos do Campeonato Mineiro. Defendeu as cores do clube mineiro em 274 oportunidades, sendo titular em todas elas. Anotou 52 em toda a sua passagem.

Uma de suas marcas registradas era o chute forte e foi justamente esse quesito, que fez com que o atleta fosse considerado como um dos melhores cobradores de falta do Brasil. Melhor lateral direito do futebol mundial na época, Nelinho foi eleito como o grande herói da conquista do Campeonato Mineiro de 1983 diante do Cruzeiro.


Sua última partida oficial com a camisa do Galo Forte e Vingador aconteceu no dia 18 de fevereiro de 1987, em um confronto diante do Rio Branco-MG, válido pelo Campeonato Mineiro. Este embate terminou com o marcador indicando um empate em sem gols.

Quando se despediu do futebol, o jogador promoveu um evento que colocaria Cruzeiro e Atlético Mineiro frente a frente no estádio do Mineirão no ano de 1993, em um combinado dos dois grandes rivais. Neste jogo, Nelinho conseguiu marcar dois tentos e fechou sua carreira como jogador de futebol profissional com 'chave de ouro'.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações