Morre André Catimba, heroi do Grêmio no Campeonato Gaúcho de 1977

Com informações do Terra e GE
Foto: Armênio Abascal Meireles

André Catimba e a imagem que marcou a história do futebol gaúcho

Morreu nesta quarta-feira, em Salvador, o ex-atacante André Catimba, de 74 anos. Ídolo do Vitória e do Guarani, ele entrou para a história do Grêmio ao marcar o gol do título do Campeonato Gaúcho de 1977. O ex-atacante ainda defendeu Bahia e Argentinos Juniors. A morte do jogador foi confirmada por familiares, mas as causas ainda não foram reveladas.

Carlos André Avelino de Lima era natural de Salvador e foi revelado pelo Ypiranga. Ele foi para o Vitória em 1971 e participou da histórica conquista do Campeonato Baiano de 1972.

Após a trajetória de sucesso no Vitória, o atacante foi transferido para o Guarani. Ficou apenas uma temporada na equipe do interior paulista, mas o suficiente para fazer 27 gols. No Grêmio, onde recebeu o apelido que carregou por toda a vida, ficou marcado por uma cena em especial durante um Gre-Nal.

Chegou ao Grêmio em 1977 e ficou em Porto Alegre até 1979, mas entrou para a galeria de heróis com o estadual do primeiro ano no Rio Grande do Sul. Com um gol, o time comandado por Telê Santana venceu o Internacional e voltou a conquistar o Campeonato Gaúcho depois de oito anos. Catimba ficou marcado por uma cena em especial. Na euforia da comemoração, tentou dar uma cambalhota no ar, mas errou o salto e caiu de cara no chão.

Os gols marcados pelo ex-atacante não ficaram restritos ao futebol brasileiro. No ano de 1980, depois de uma rápida passagem pelo Bahia, ele foi para a Argentina, onde defendeu o Argentinos Juniors. Na época, Catimba já era um veterano, e, em Buenos Aires, encontrou um jovem talento que estava prestes a explodir. Ele foi o primeiro brasileiro a jogar ao lado de Maradona.


A passagem de André Catimba pela Argentina foi curta, durando apenas seis meses. No país vizinho, o ex-atacante enfrentou algo que vai além do futebol. Dentro de campo, era vítima de injúrias raciais. Maradona foi um ponto de apoio diante de um ambiente extremamente hostil.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações