México 1968 - Quando o Japão conquistou medalha de bronze no Futebol Olímpico

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Seleção Japonesa que ficou com a medalha de bronze nos Jogos da Cidade do México

O Japão, país sede dos Jogos Olímpicos que aconteceriam em 2020 mas por conta da Pandemia de Covid-19 acabaram sendo adiadas para este ano, segue vivo na busca da sua primeira medalha de Ouro no Futebol Olímpico Masculino e teve 100% de aproveitamento na primeira fase da competição. A sua única medalha na modalidade foi conquistada no ano de 1968 ao bater o México, que eram os anfitriões, na disputa do Bronze.

Antes de falar a campanha, vale lembrar que só jogadores amadores poderiam disputar os Jogos Olímpicos naquele período. Pelo fato do futebol japonês ter se profissionalizado apenas na década de 90, aquela seleção do Japão era principal, assim como as equipes de países comunistas, que dominaram o futebol olímpico até 1980.

Em um grupo que contava com seleções como Espanha, Brasil e Nigéria, o Japão conseguiu bons resultados na primeira fase. Venceu a seleção africana pelo placar de 3 a 1, empatou em 1 a 1 com o time canarinho e na última rodada ficou no 0 a 0 com a Fúria. Já os anfitrões, bateram a Colômbia por 1 a 0, foram derrotados por 4 a 1 para a França e venceram Guiné por 4 a 0.

Já na fase de mata mata, os japoneses conseguiram uma excelente vitória em cima da França por 3 a 1 nas quartas em final, mas acabaram sendo goleados por 5 a 0 logo depois pela Hungria. Do outro lado, os mexicanos haviam sido eliminado a Espanha por 2 a 0, mas acabaram sendo derrotados nas semifinais pela Bulgária por 3 a 2.

Para qualquer uma das equipes, a medalha bronze contra o México evitaria que a boa campanha tivesse um fim melancólico. Os asiáticos acabaram não tendo muitos problemas, já que conseguiram marcar os dois e construíram a vantagem na primeira etapa. O time japonês trabalhava muito bem e tocava a bola com paciência, de pé em pé. Kamamoto e Sugiyama eram os principais responsáveis por combinar as jogadas.

O Sugiyama fez o cruzamento para a área e Kamamoto livre de marcação, entrou na área. O atleta nipônico inda teve tempo de ajeitar a bola e finalizar para o fundo das redes, não dando chances para o goleiro Javier Vargas.

Na marca dos 40 minutos ainda da primeira etapa, o Japão ampliaria o placar e resolveria o jogo. Yamaguchi recuperou a posse da bola pela lateral-esquerda e fez o lançamento para Sugiyama. O ponta conseguiu se desvencilhar da marcação do defensor mexicano, fez o cruzamento para Kamamoto, que bateu o goleiro do México e marcou seu segundo gol no jogo .


Com a boa vantagem de dois gols no placar, os japoneses foram para o intervalo com um preparo físico e psicológico melhor em relação aos anfitriões. No segundo tempo, os japoneses administraram o resultado de 2 a 0 e conquistaram o bronze no Futebol Olímpico Masculino de maneira inquestionável daquele ano.

Em Londres, no ano de 2012, o Japão ficou muito perto de conquistar uma medalha no Futebol Masculino Olímpico. Os nipônicos foram derrotados justamente pelo México, pelo placar de 3 a 1, e também perderam a disputa pelo bronze, para a Coreia do Sul, por 2 a 0.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações