Há exatos 50 anos, Pelé vestia a camisa da Seleção Brasileira pela última vez

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Pelé dando a volta olímpica em sua despedida da Seleção Brasileira

Neste domingo, dia 18 de julho de 2021, se completam 50 anos da despedida de Pelé da Seleção Brasileira. O camisa 10 histórico do Santos e do Brasil contribuiu com a Amarelinha por 14 anos. Diante de 138.575 espectadores, o Rei do Futebol defendeu as cores da penta campeã mundial (na época tri) pela última vez um amistoso contra a Iugoslávia, no estádio do Maracanã. O encerramento do ciclo do craque com a equipe nacional gerou muita comoção nos fãs do futebol.

Tendo marcado seu último gol diante da Áustria no empate em 1 a 1 uma semana antes do fatídico jogo, Pelé que atuou 45 minutos, queria marcar um tento para poder se despedir em grande estilo. Durante a partida, o craque da camisa 10 mostrou muita disposição enquanto esteve em campo. Teve inúmeras chances de fazer o seu gol, mas acabou não conseguindo aproveitá-las.

Ao final do primeiro tempo, quando a partida estava com um placar parcial de 1 a 0 para a Iugoslávia, o Rei do Futebol deixou o gramado e fez uma volta olímpica no Maracanã. Emocionado, tirou a camisa da Amarelinha levando-a de encontro de seu rosto e começou a chorar. Comovida com a emoção do craque, a torcida que compareceu em peso para prestigiar os últimos momentos de Pelé com a camisa da Seleção Brasileira começou a puxar o grito de "Fica", mas para a tristeza de todos, aquela decisão seria definitiva e não teria mais volta. Naquele momento, o Rei do Futebol defendia pela última vez as cores do Brasil.

A partida terminou empatada pelo placar de 2 a 2. Gérson e Rivellino fizeram os gols pelo lado do Brasil, enquanto Jerkovic e Dzajic marcaram pela equipe da Iugoslávia.


Pelé pela Seleção Brasileira - Em seus 14 anos de serviços prestados, de 1947 a 1971, o Rei do Futebol conquistou três Copas do Mundo, sendo elas em 1958, 1962 e 1970. O eterno ídolo da camisa 10 do futebol brasileiro também é o maior artilheiro da Seleção Brasileira, marcando 95 gols sendo que 77 foram oficiais em 123 partidas, contabilizando 92 oficiais.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações