Há 55 anos, Brasil perdia de 3 a 1 para Portugal e era eliminado da Copa do Mundo

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Eusébio foi o grande destaque da partida e de Portugal na Copa do Mundo de 1966

Nesta segunda-feira, dia 19 de julho de 2021, completam-se 55 anos da trágica derrota por 3 a 1 do Brasil para Portugal no estádio Goodison Park em Liverpool, em partida válida pela última rodada da primeira fase do Mundial de 1966. Este fracasso traria uma grande pressão para cima da Seleção Brasileira na Copa de 1970.

Após vencer a Bulgária pelo placar de 2 a 0 na estreia da Copa do Mundo e perder para a Hungria pelo placar de 3 a 1, a equipe canarinho foi ao embate diante dos portugueses precisando de um triunfo para poder se classifica para a fase seguinte. Já a seleção portuguesa, que venceu os húngaros por 3 a 1 e a equipe búlgara por 3 a 0, foi para a partida com a classificação encaminhada para as quartas de final.

A Seleção Brasileira teve muitas dificuldades na partida e acabou sendo presa fácil para o time português, que contava com Eusébio, um dos maiores jogadores da história da seleção de Portugal. O primeiro gol dos europeus saiu aos 15 minutos em uma falha do goleiro Manga, que não conseguiu segurar a bola levantada em cruzamento do craque da Seleção das Quinas e ainda colocou a bola na cabeça de Antônio Simões, que desviou para o fundo das redes do Brasil.

Neste jogo, Pelé teve de encarar uma fortíssima marcação e sofreu muitas faltas duras. Por conta de duas entradas desproporcionais no mesmo lance, o camisa 10 da Amarelinha teve que deixar o gramado carregado. A imagem do craque brasileiro saindo de campo se tornou um retrato da história das copas. A partir deste momento, o craque brasileiro teria que partir para o sacrifício e ficar em campo, uma vez que a equipe não poderia mais fazer alterações.

Ainda aos 27' da primeira etapa, Coluna fez levantamento na área em jogada de bola parada, Torres conseguiu vencer a zaga brasileira subindo mais alto e e desviando para Eusébio, que mesmo marcado por Orlando, tocou de cabeça para o fundo das redes e ampliou o placar para a equipe lusa.

O tento brasileiro aconteceria apenas aos 25 minutos do segundo tempo com gol de Rildo, que invadiu a área e chutou no canto rasteiro esquerdo sem dar chances para o goleiro José Pereira fazer a defesa. Por conta da vitória da Hungria por 3 a 1 diante da Bulgária na partida simultânea ao confronto entre Portugal e Brasil, a Amarelinha tinha uma missão muito difícil: fazer 4 gols nos pouco mais de 20 minutos de jogo que ainda restavam.


Já nos minutos da partidas, o goleiro da seleção brasileira Manga ainda conseguiria fazer duas grandes defesas em finalizações do "Pantera Negra" Eusébio para impedir o terceiro tento luso. Mas aos 40 minutos, o craque português levou a melhor e conseguiu bater o arqueiro do Brasil ao acertar um belo chute. Ali, Portugal jogava a última pá de cal e despachava a seleção brasileira de volta para casa.

Ao final da partida, com o revés de 3 a 1, a até então bicampeã mundial Brasil se despedia de forma precoce da competição. Pelo outro lado, a Seleção Portuguesa chegou até as semifinais, mas acabou sendo eliminada pela anfitriã Inglaterra. Na disputa de terceiro lugar, contra a União Soviética, os lusos venceram por 2 a 1 e ficaram com um lugar no pódio da Copa. É até hoje o melhor desempenho histório de Portugal em um Mundial.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações