Futebol Olímpico: agenda do Brasil nos Jogos de Tóquio 2020

Foto: Facebook CBF

O time masculino olímpico

Os Jogos da XXXII Olimpíada, comumente denominada Tóquio 2020, estão em contagem regressiva – têm data de abertura confirmada para 23 de julho e encerramento em 08 de agosto de 2021. O evento multiesportivo mundial, que sofreu um adiamento inédito por conta da pandemia da Covid-19, finalmente será realizado durante esta temporada de verão no Japão.

O futebol é um dos 33 esportes que constam da lista dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Na competição masculina, o Brasil, ouro nas Olimpíadas Rio 2016 (última edição), estará entre as seleções que disputarão medalhas no Japão. A equipe comandada por André Jardine garantiu a participação com o vice-campeonato do Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano, realizada no início do ano passado na Colômbia.
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino, quarta colocada nos Jogos Olímpicos Rio 2016, também tem sua classificação garantida para Tóquio desde 2018, quando conquistou o título de hexacampeã na Copa América disputada no Chile.

Quais equipes do futebol mundial estão envolvidas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020?

Futebol masculino

O futebol masculino de Tóquio 2020 reúne 16 seleções, entre as quais estão cinco campeãs da Copa do Mundo FIFA: Brasil, Alemanha, Argentina, França e Espanha. Além destas, entram em campo pela disputa do ouro olímpico o Japão (país sede) e as equipes da Romênia, Nova Zelândia, Egito, Costa do Marfim, África do Sul, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Austrália, Honduras e México.

Como acontece tradicionalmente nos Jogos Olímpicos, o futebol começa antes da abertura oficial do evento. Portanto, a primeira partida do torneio masculino (Grupo A) está marcada para 22 de julho de 2021, quando o México enfrentará a França no Estádio de Tóquio. No mesmo dia, o anfitrião Japão confrontará a África do Sul.

O Brasil também faz sua estreia em 22 de julho, no estádio Yokohama. O primeiro adversário será a Alemanha pelo Grupo D. Em seguida, no dia 25, a Seleção masculina enfrenta a Costa do Marfim; e no dia 28, o confronto é com a Arábia Saudita.

A equipe está motivada a defender o título conquistado em 2016, mas em Tóquio não contará com o brilho de Neymar entre os 22 jogadores. O PSG, da França, atual time do craque, não liberou a sua convocação para os jogos olímpicos.

Futebol feminino

A competição feminina contará com 12 seleções completas que jogarão no torneio olímpico de futebol feminino neste verão, nos Jogos de Tóquio em 2021. São elas: Japão (anfitriã), Brasil, Chile, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Zâmbia, Austrália e China.

A seleção brasileira feminina faz sua estreia em busca do inédito título olímpico no dia 21 de julho, contra a China, em Miyagi. Na primeira fase, as meninas treinadas pela sueca Pia Sundhage precisarão bater as fortes concorrentes da Holanda, atual vice-campeã mundial e campeã da Eurocopa. O confronto Brasil x Holanda é no dia 24. O time fecha a chave do Grupo F no dia 27, diante da Zâmbia.

Depois desta fase, a equipe que conta com a jogadora Marta (Orlando Pride) em sua quinta participação olímpica (prata nos Jogos de Atenas-2004 e Pequim-2008) poderá enfrentar os Estados Unidos ou a Suécia, seleções que já foram dirigidas por Pia Sundhage, atual técnica do time brasileiro.

Vale citar que a Alemanha, medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos Rio 2016, não conseguiu a classificação para Tóquio. A equipe foi derrotada pela Suécia nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina da FIFA, em 2019.

Agenda completa do futebol brasileiro em Tóquio 2020

Masculino: 22 de julho a 07 de agosto de 2021

Grupo D

Primeira rodada: Brasil x Alemanha – 22/07 (quinta-feira), 08h30 (horário de Brasília) – Estádio Yokohama;

Segunda rodada: Brasil x Costa do Marfim – 25/07 (domingo), 05h30 (horário de Brasília) – Estádio Yokohama;

Terceira rodada: Brasil x Arábia Saudita – 28/07 (quarta-feira), 05h00 (horário de Brasília) –Estádio Saitama.
As oito seleções classificadas na Fase de Grupos seguem para a disputa das quartas de final no dia 31/07; a semifinal está marcada para 03/08.

O terceiro lugar (medalha de Bronze) será disputado no dia 06/08 (sexta-feira), às 08h00 (horário de Brasília), no estádio de Saitama.

No dia 07/08 (sábado), às 08h30 (horário de Brasília), o estádio Yokohama será palco do confronto final pela medalha de ouro do futebol masculino nos Jogos de Tóquio.

Feminino: 21 de julho a 05 de agosto de 2021

Grupo F

Primeira rodada: Brasil x China – 21/07 (quarta-feira), 05h00 (horário de Brasília) – Estádio Miyagi;

Segunda rodada: Brasil x Holanda – 24/07 (sábado), 08h00 (horário de Brasília) – Estádio Miyagi;

Terceira rodada: Brasil x Zâmbia – 27/07 (terça), 08h30 (horário de Brasília) – Estádio Saitama.

As oito equipes classificadas na Fase de Grupos disputarão as quartas de final no dia 30/07; a semifinal está marcada para 02/08.

A disputa do Bronze (3º lugar) será no dia 05/08 (quinta), às 05h00 (horário de Brasília), no estádio de Kashima.

Finalmente, no mesmo dia 05, às 23h00 (horário de Brasília), terá início o jogo que definirá o ouro do futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações