Emerson Leão e a Seleção Brasileira

Com informações da CBF
Foto: Acervo e Memória CBF

Leão foi um dos maiores goleiros do mundo na década de 70

Parabéns, Leão! Neste domingo, dia 11 de julho, o goleiro tricampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970 completa 72 anos. Emerson Leão foi um dos maiores goleiros da história do país e tem uma relação com o time canarinho, tanto como jogador e também como treinador.

Nascido em Ribeirão Preto (SP), Emerson Leão ainda participou das Copas do Mundo de 74, 78 e 86. Em Mundiais, foram 14 jogos, sendo sete vitórias, cinco empates e duas derrotas. Foi titular nos Mundiais da Alemanha e da Argentina.

Além da conquista do tricampeonato mundial, Leão ganhou a Taça Independência (1972), a Taça do Atlântico (1976), a Taça Oswaldo Cruz (1976) e o Torneio Bicentenário dos EUA (1976). O ex-goleiro disputou ao todo 105 jogos com a Seleção Brasileira, sendo 64 vitórias, 30 empates e apenas 11 derrotas.

Começou sua carreira profissional no São José-SP e jogou em grandes clubes do Brasil, como Palmeiras-SP, Vasco da Gama-RJ, Grêmio-RS e Corinthians-SP. Foi campeão brasileiro três vezes com o Verdão (1969, 1972 e 1973) e uma vez pelo Tricolor Gaúcho (1981).

Treinador - Emerson Leão também foi treinador da Seleção Brasileira. Assumiu o cargo em 2000, no lugar de Vanderlei Luxemburgo, dizendo que ia fazer um "futebol bailarino" e na estreia, em 15 de novembro, venceu a Colômbia por 1 a 0, gol de Roque Júnior, já nos acréscimos. Porém, durante a partida, a torcida ficou revoltada e jogou bandeiras do Brasil no campo.


Leão assumiu a Seleção em um momento de baixa, com problemas nas Eliminatórias e não conseguiu resolvê-los. Para piorar, foi apenas quarto colocado na Copa das Confederações de 2001 e isto acabou sendo o motivo para demiti-lo. Dirigiu o time Canarinho em exatos 10 jogos. No ano seguinte, conquistou o seu principal título comandando uma equipe: o Brasileirão de 2002, pelo Santos, tirando o time da Vila Belmiro de uma fila de 18 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Realmente não há vocábulos pra descrever bom goleiro que o mundo já teve.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações