Botafogo campeão carioca de 1957 - O título de João Saldanha como treinador

Foto: arquivo

João Saldanha sendo carregado por torcedores após o título de 1957

Neste 3 de julho de 2021 está completando 104 anos do nascimento de João Saldanha. Jogador frustrado na juventude, jornalista que comentava de tudo, por isso ganhou o apelido de João "Sem Medo" e militante do PCB, ele também foi treinador em poucas oportunidades, mas com enorme sucesso. Em sua primeira experiência na função, conquistou o Campeonato Carioca de 1957 pelo Botafogo.

João Alves Jobin Saldanha nasceu dia 3 de julho de 1917, na cidade de Alegrete – RS. Aos 14 anos de idade, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde jogou por alguns anos no Botafogo. Formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, atual UFRJ. Estudou jornalismo e se tornou um dos mais destacados escritores de esportes, antes de se tornar comentarista no rádio e na televisão.

Como jornalista esportivo, ele frequentemente criticava jogadores, técnicos e times de futebol. Porém, Enxergava tão bem o jogo que muita gente começou a questionar se ele não seria mais competente que boa parte dos técnicos que criticava com propriedade.

Aí veio o grande desafio. Botafoguense declarado, João Saldanha recebeu a proposta de dirigir a Estrela Solitária em 1957. E ele aceitou. Apesar da constelação de craques, o Fogão não ganhava o Campeonato Carioca desde 1948 e a tentativa do título ficou a cargo de um treinador sem experiência.

Suas críticas como comentarista eram únicas, pois enxergava longe e onde ninguém via nada. No microfone, João colocava sua voz, dedos e olhar. Com estas condições intelectuais, ele transportou tudo isto para dentro de campo. E deu certo!

O Botafogo foi medindo forças com os outros grandes do Rio de Janeiro e acabou conquistando o campeonato estadual daquele ano, em uma final histórica, em que goleou o Fluminense por 6 a 2, com um time que contava com Garrincha, Didi e Nílton Santos. Paulo Valentim marcou cinco vezes e o Anjo das Pernas Tortas mais um.

Deu tanto certo que João Saldanha foi carregado pelos torcedores ao fim do jogo. No ano seguinte, o seu último desta passagem pelo Botafogo, foi cotado para assumir a Seleção Brasileira que iria disputar a Copa do Mundo na Suécia. O cargo acabou ficando com Vicente Feola, que foi campeão.


A chance de João Saldanha na Seleção Brasileira veio em 1969. Nas Eliminatórias, "As Feras do Saldanha" atropelaram os adversários e conquistaram a vaga na Copa com facilidade. Porém, em 1970, a situação não ficou boa e sua demissão veio após o presidente-ditador Emílio Médici ter pedido Dario na Seleção. "Ele escala o ministério e eu a Seleção", disse Saldanha. Zagallo assumiu o posto e também foi campeão do mundo.

João Saldanha voltou para o cronismo esportivo. Ele morreu em Roma dia 12 de julho de 1990, onde foi cobrir naquele ano a Copa do Mundo para a Rede Manchete. Até hoje não se sabe a razão. Fontes mais seguras dizem que Saldanha morreu de um efizema pulmonar, devido ao vício tabagista.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações