As passagens de Paulo Wanchope pelo Herediano

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Paulo Wanchope com a camisa do Herediano

Neste sábado, dia 31 de julho, um dos maiores jogadores da Costa Rica está completando 45 anos. Paulo Cesar Wanchope Watson marcou época pela seleção de seu país e iniciou sua carreira no Herediano, time de sua terra natal, na primeira metade dos anos 90, e ainda, já consagrado, teve uma segunda passagem pelo clube em 2006.

Nascido em Heredia, cidade próxima à capital São José, Paulo Wanchope não teve o futebol como seu esporte principal na juventude. Ele jogava basquete e chegou a fazer parte da seleção costarriquenha juvenil, disputando o Centrobasket. Porém, já os anos 90, decidiu ir para o futebol e foi para o time da sua cidade.

Era um momento onde o futebol estava em alta na Costa Rica, que havia disputado sua primeira Copa do Mundo em 1990, chegando às oitavas-de-final. Para o Herediano, o momento era bom, já que o time havia conquistado o campeonato nacional na temporada 1992-1993.

Foi com este cenário que Paulo Wanchope, com 17 anos, estreou pelo Herediano. O atacante defendeu a equipe por quatro temporadas, se destacou pela força e facilidade de marcar gols, mas o time não conseguiu vencer novamente o campeonato. O desejo do jogador era ir para um futebol de mais reconhecimento, até conseguir sua vaga no modesto time do Derby County em 1997.

Após passar por três clubes do futebol inglês, Málaga e Al-Gharrafa do Qatar, o atacante teve sua segunda passagem pelo clube foi no ano de 2006. Wanchope havia acabado de sair do futebol internacional e retornou ao Herediano já com seus 30 anos de idade. Aquela altura, o atleta já havia sofrido diversas lesões enquanto esteve no futebol inglês, mas era o grande nome da Seleção Costarriquenha, tendo atuado em duas Copas do Mundo (2002 e 2006).


Nesta passagem, o jogador atuou poucas vezes pelo time de Heredia e não conseguiu ter o mesmo rendimento de quando era uma revelação ou em sua grande fase na Inglaterra e Seleção. Além disso, Wanchope não conseguiu ajudar o Herediano voltar a conquistar o Campeonato Costarriquenho, que não vinha justamente desde 1993. A equipe voltou a conquistar o troféu em 2012.

Ainda em 2006, Paulo Wanchope deixou o Herediano e foi para a Argentina, onde defendeu o Rosario Central. No ano seguinte, jogou por FC Tokyo e Chicago Fire e resolveu encerrar a carreira com apenas 31 anos, devido às diversas lesões. Depois, virou treinador e chegou a dirigir a Seleção de seu país.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações