A trajetória de Luciano do Valle como narrador esportivo

Por Lucas Paes
Foto: Folhapress

Luciano do Valle no Pacaembu em jogo do Corinthians

Luciano do Valle, que completaria 74 anos neste dia 4 de julho, foi um dos maiores narradores esportivos que o Brasil já produziu. Dono de uma voz marcante, criador de vários estilos de narração e além de locutor um empresário de relativo sucesso, o campineiro deixou um enorme legado em relação a transmissão esportiva no país e é até hoje, com razão, reverenciado como um dos maiores nomes da história da locução esportiva brasileira.

Começou sua trajetória no Rádio aos 16 anos, na Educadora de Campinas. Poucos anos depois, foi para a Rádio Brasil, onde já iniciou seu trabalho nas transmissões de futebol. Sua carreira começou a decolar mais quando foi convidado por Pedro Luiz Paoliellio para trabalhar na Rádio Gazeta, na capital paulista. Em 1968, foi para a Rádio Nacional, onde passou a transmitir diversas outras modalidades e dois anos depois cobriu o tricampeonato da Copa do Mundo da Seleção Brasileira de futebol.

Foi naquele ano mesmo que passou a fazer parte da televisão, sendo contratado pela equipe de esportes da Rede Globo. Sua primeira participação na Vênus Platinada foi num jogo de basquetebol. Em 1971, chegou a apresentar o programa Dois Minutos no lugar de João Saldanha. Depois da Copa do Mundo de 1974, passou a se tornar o principal narrador da Rede Globo, com a saída de Geraldo José de Almeida, outra referência da área. A partir daquele ano, passou a transmitir a Fórmula 1, sendo inclusive responsável por narrar um dos títulos mundiais de Emerson Fitipaldi. 

Depois da Copa do Mundo de 1982 foi para a Record, ao mesmo tempo em que começava uma carreira paralela no ramo empresarial. Em 1983, foi responsável pelo "Grande desafio de Vôlei", que colocou o recorde de público da modalidade em um jogo entre Brasil e União Soviética no Maracanã, com mais de 95 mil presentes. Ajudou nomes da "Geração de Prata" do voleibol a se tornarem ídolos nacionais, de certa forma moldando a pedra fundamental do sucesso enorme que o Brasil tem hoje no esporte.

Foi para a Bandeirantes em 1983 e por lá promoveu grandes reformulações que tornaram a emissora o "canal do esporte". Na sua época, havia espaço para diversas modalidades nos domingos. Um de seus maiores feitos na Band foi quando eles passaram a transmitir a NBA no canal. Suas narrações marcantes, somadas ao glorioso período de Michael Jordan no Chicago Bulls tornaram a liga popular no Brasil. Um caminho sem volta que ajudou inclusive o basquete a seguir relevante no país, sendo também grande divulgador da Seleção Brasileira feminina que foi campeã mundial em 1994. 


Chegou a deixar a bandeirantes por um curto período nos anos 2000, indo trabalhar na Record novamente, mas retornou ao canal para seus últimos anos de carreira. A partir de 2012, problemas de saúde passaram a complicar suas transmissões, mas não deixou a profissão até o dia de sua morte. Foi vítima de problemas cardíacos quando estava a caminho de um jogo entre Atlético Mineiro e Corinthians. 

Ficou e ficará o legado na comunicação. Luciano mudou o panorama de narração esportiva, não só de futebol, já que foi responsável direto por popularizar diversos outros esportes pelo Brasil. Ele estará sempre no panteão dos gigantes da comunicação esportiva, ao lado de nomes como Fiori Gigliotti, Galvão Bueno, os pais do gol (José Silvério) e da matéria (Osmar Santos). Os nomes que mudaram a transmissão esportiva no país.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações