A rápida passagem de Cláudio Adão pelo Benfica

Foto: arquivo

Cláudio Adão só jogou amistosos pelo Benfica

Um dos grandes centroavantes da história do futebol brasileiro, Cláudio Adão está completando 66 anos neste 2 de julho de 2021. Tendo defendido boa parte dos grandes times do país, além de mais um punhado de equipes, em 1983 ele teve uma passagem rápida pelo Benfica.

Nascido em Volta Redonda, mas tendo vindo para Cubatão ainda jovem, Cláudio Adão começou no Santos e chegou a ser chamado de "o novo Pelé". Apesar da comparação impossível, o centroavante fez muitos gols por onde passou.

Depois de um ano defendendo o Al-Ain, dos Emirados Árabes, Cláudio Adão desembarcou no português Benfica, no segundo semestre de 1983. Vale ressaltar que aquela não era a primeira experiência no futebol europeu, já que em 1980 ele jogou pelo Áustria Viena.

Cláudio Adão foi contratado pelo presidente do Benfica à época, Fernando Martins, para atuar na equipe portuguesa. No entanto, pouco tempo depois, chegou também o técnico sueco Sven-Goran Eriksson. E isto acabou minando as chances do artilheiro no Encarnado.

Cheio de moral por ganhar a Copa da Uefa no ano anterior com o Gotemburgo, Eriksson chegou espanando e dispensou todos brasileiros do elenco, entre eles, Claúdio Adão, que ficou apenas dois meses no clube disputando apenas amistosos.


A passagem pelo atacante pelo Benfica foi tão rápida que ainda em 1983 ele conseguiu a liberação do clube e voltou para o Brasil, para jogar pelo Flamengo, time que já tinha defendido entre 1977 e 1979. Nesta segunda passagem pelo Rubro Negro, Cláudio Adão conquistou o Campeonato Brasileiro.

Depois, o artilheiro continuou mudando de clube, fazendo jus à fama de "Cigano da Bola". Cláudio Adão ainda atuaria no exterior em mais duas oportunidades, sendo ambas no Peru: em 1990, no Sport Boys, e em 1994, no Deportivo Sipesa. Ele pendurou as chuteiras em 1996, atuando pelo Volta Redonda. Depois, ainda tentou uma carreira de treinador, que não teve muito sucesso.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações