A fundação do Sport Club Rio Grande e o Dia do Futebol no Brasil

Por Lucas Paes
Foto: Reprodução

Placa no estádio do Rio Grande

Há exatos 121 anos, no dia 19 de julho de 1900, nascia na cidade de Rio Grande, no estádio do Rio Grande do Sul, o primeiro clube dedicado a pratica do futebol no país, o Sport Club Rio Grande. O clube gaúcho já ganhou até reconhecimento oficial como o clube de futebol mais antigo do país e inclusive fazendo com o que o dia de sua fundação virasse o dia do futebol no Brasil.

Existem clubes mais antigos no país que jogam futebol, como por exemplo o caso do Flamengo, de 1895, o Vitória, de 1899 entre outros fundados ainda antes do ano de 1900, mas todos estes tiveram seus departamentos de futebol fundados alguns anos depois de começarem como clubes ou de regatas ou de outros esportes. Outros, como o São Paulo Athletic e o Makenzie não estão mais ativos profissionalmente. O Vovô é o único que teve um departamento de futebol criado há tanto tempo, na verdade desde a sua fundação e ainda segue ativo mais de 120 anos depois.

O reconhecimento ao Rio Grande como o clube mais antigo do Brasil data já de 1975, data em que foi reconhecido assim pela antiga Confederação Brasileira de Desportos. Pouco depois, em 1976, a mesma entidade homenageou o clube com a criação do dia nacional do futebol, instituído justamente na data de fundação do clube, em 19 de julho.

O Tricolor, com cores semelhantes a da bandeira gaúcha, ou seja, vermelho, amarelo e verde, hoje figura na terceira divisão do Campeonato Gaúcho, que é chamada de Segunda Divisão, mas já foi campeão do Gauchão em 1936, em cima do Inter e já ganhou todas as divisões do Campeonato Gaúcho de futebol. Atualmente, o clube tenta se recuperar dos impactos que a pandemia causou e ainda causa nos times menores.


Atualmente, segundo uma entrevista ao portal do O Globo, os planos da presidência do clube são de tentar recuperar um pouco a grandeza do time e não mais apenas jogar para manter o time ativo e não perder o título de clube de futebol mais antigo em atividade no Brasil. Neste ano, o time avançou até as quartas de final da terceira divisão do Gaúchão, caindo para o 12 Horas de Porto Alegre.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações