Há 10 anos, Santos vencia Peñarol e era tri da Libertadores

Por Lucas Paes
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC

Edu Dracena levanta a taça da Libertadores 2011

O dia 22 de junho será para sempre especial na memória de todo e qualquer torcedor do Santos. Há 10 anos, nesta mesma data, no relativamente recente, porém já tão distante 2011 o Alvinegro Praiano conquistava pela terceira vez a Libertadores da América. Naquela noite de quarta-feira, diante de um lotado Pacaembu, o Peixe venceu o Peñarol por 2 a 1 e fez a festa, diante de mais de 40 mil santistas que comemoraram noite adentro, além de milhões ao redor do planeta.

No primeiro jogo da decisão, Santos e Peñarol haviam ficado no zero, um resultado que deixava os comandados de Muricy dependendo apenas de si para conquistarem a América, numa situação onde os ingressos para a segunda partida já estavam esgotados uma semana antes do "pleito decisivo" da Libertadores.


A verdade é que, com um time muito melhor, os santistas foram pra cima desde o início. A primeira chance de mais perigo veio com uma cabeçada de Durval, logo aos três minutos. Aos oito, Sosa buscou um chute de longe de Elano que inclusive já iria para fora. Na única chance que assustou mais, o Peñarol aos 11' teve um chute meio bizarro de Mier que desviou em Maidana, mas não achou Martinuccio em boa posição para finalizar. Dominando o jogo, o time de Vila Belmiro chegava muito e quase marcou em uma cobrança de falta de Elano em que Sosa fez uma defesaça.

A melhor chance santista na primeira etapa veio aos 43', quando num lance onde a defesa uruguaia bateu cabeça, a bola sobrou para Zé Eduardo e Léo entrarem na área e o lateral esquerdo chutou para fora. Caso tivesse um pouco mais de calma, o ídolo alvinegro poderia ter observado Neymar sozinho. Ainda deu tempo de Durval cabecear com perigo após um escanteio, mas a primeira etapa terminou mesmo sem gols, deixando todo o drama, ou então a felicidade para o segundo tempo.

A etapa final, porém, começou como todo mundo sonhava. Numa linda combinação entre Ganso e Arouca, o volante santista arrancou e achou Neymar que bateu de primeira, não tão bem, mas Sosa aceitou. Festa no Pacaembu. A partir do gol, o time alvinegro partiu para cima. O segundo veio quase que como uma consequência natural. Numa jogada bonita, Danilo avançou e chutou com muita precisão com o pé esquerdo, ampliando o placar e deixando o título nas mãos do Santos. Os uruguaios quase não ofereciam perigo e o gol veio até de uma maneira bizarra, quando Estoyanoff recebeu pela ponta e cruzou despretensiosamente no meio numa bola que não oferecia perigo nenhum, mas Durval desviou contra o gol santista. 


Pois o gol de nada serviu ao time uruguaio. Os carboneros sequer ofereciam perigo ao Santos, que seguia dominando. Aos 37', Ganso e Zé Eduardo conseguiram combinar para um dos maiores gols perdidos da década, numa jogada linda de Neymar. Aos 44', em um lindo contra ataque, Neymar tentou cavar contra Sosa, a bola bateu na trave e na volta, para se fazer uma tardia justiça com Zé Eduardo, o camisa 20 faria o gol se o arqueiro do time uruguaio não se recuperasse de maneira espetacular e fizesse uma defesaça. Não fez falta, o placar de 2 a 1 era suficiente para o título, ainda que não ditasse o que foi o jogo.

Era a consagração de uma geração vitoriosa no Santos. Ganso, Arouca, Danilo, Alexsandro, Rafael, e, é claro, Neymar, conquistavam depois de quase 50 anos o título mais cobiçado do continente. O Pacaembu testemunhou uma enorme festa desde o apito final até horas que invadiram a madrugada, num dia que nenhum torcedor, incluindo é claro este que vos escreve, esquecerá. O Santos, para sempre, era tricampeão da América. Mas, Léo, na boa, o Barcelona era sim tudo isso, eterno guerreiro da Vila Belmiro. Não importava, naquela noite era permitido sonhar, era permitido chorar, cantar, gritar, a história estava, está, estará escrita para a eternidade. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações