Fifa passará a considerar os dois títulos olímpicos do Uruguai como mundiais

Com informações do UOL
Foto: arquivo

Celeste fazendo o que acabou se denominando "volta olímpica"

Campeão dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, o Uruguai será declarado como quatro vezes campeão mundial pela Fifa. De acordo com o jornal português "A Bola", a entidade passará a considerar os títulos das Olimpíadas conquistadas pela Celeste, numa época em que ainda não existia a Copa do Mundo.

Os Jogos Olímpicos têm muita importância para o futebol uruguaio, uma vez que àquela época as seleções usavam seus principais jogadores no torneio. Além disso, a Fifa era quem organizava a competição nas Olimpíadas, diferentemente dos dias atuais, onde o Comitê Olímpico Internacional (COI) coordena.

O Uruguai venceu a Suíça, em 1924, nos Jogos de Paris, por 3 a 0 na decisão. Na campanha, a Celeste passou por Iugoslávia (7 a 0), Estados Unidos (3 a 0), França (5 a 1) e Holanda (2 a 1). Quatro anos depois, a Celeste bateu a Argentina por 2 a 1, nos Jogos de Amsterdã. A campanha foi com vitórias sobre a Holanda (2 a 0), Alemanha (4 a 1) e Itália (3 a 2).


Na Copa do Mundo, os uruguaios foram campeões em 1930, jogando em casa, batendo a Argentina na decisão, e 1950, quando derrotou o Brasil, em pleno Maracanã, no jogo decisivo do quadrangular final. O A Celeste também foi semifinalista em 1954, 1970 e 2010.

Vale lembrar que a Associación Uruguaya de Fútbol (AUF) adota quatro estrelas em sua camisa, acima do escudo da entidade, já contabilizando os dois títulos olímpicos. Com a confirmação dos quatro títulos, os sul-americanos se juntarão a Itália e Alemanha.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações