Depois de adiamento por um ano, vai começar a Eurocopa de 2021

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Eurocopa

Grupos da Eurocopa

Depois de um adiamento por conta da terrível pandemia do coronavírus, de incertezas e da ameaça triste de ocorrer sem a presença de torcedores, vai começar a histórica edição da Eurocopa de 2020, ops, de 2021. O campeonato será realizado em 11 cidades de 11 países diferentes do continente, envolverá 24 equipes e terá início nesta sexta-feira, dia 11. Serão 24 seleções, divididas em seis grupos, que disputarão 16 vagas no mata-mata, classificando-se os dois primeiros de cada grupo e outros quatro melhores terceiros colocados.

Os seguintes estádios receberão jogos da competição: Wembley, em Londres, na Inglaterra, Allianz Arena, em Munique, na Alemanha, Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaidjão, Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, na Rússia, Arena Nationalá, em Bucareste, na Romênia, Johan Cruyff Arena, em Amsterdã, nos Países Baixos, Estádio La Cartuja, em Sevilla, Puskas Arena, em Budapeste, na Hungria, Hampdem Park, em Glasgow, na Escócia e por fim o Parkenstadion, em Copenhague, na Dinamarca.

Grupo A: 
Itália, País de Gales, Suíça e Turquia

Existe um leve favoritismo para a Azzurra neste grupo. Apesar da Itália distar muito do futebol que a coloca como uma das maiores seleções do futebol mundial, ainda é mais fortes que os concorrentes, porém Gales, com Bale e outros bons jogadores pode surpreender e a Suíça também é um time perigoso. A Turquia corre por fora em busca de uma vaga nas oitavas de final da competição, onde terá uma disputa dura até pelo terceiro lugar.

Grupo B: 
Bélgica, Dinamarca, Finlândia e Rússia

Aqui o favoritismo total é da Bélgica, que inclusive é uma das favoritas ao título da competição. Dinamarca e Rússia correm em condição de igualdade pelo segundo lugar, sendo difícil imaginar que consigam provocar uma zebra e fazer com que os Diabos Vermelhos belgas não fiquem na liderança. A Finlândia, zebra total do grupo, chega satisfeita apenas por disputar a competição e dificilmente conseguirá competir com os outros times. Claro que, há quatro anos, se previa o mesmo com a Islândia e sabemos o que houve.

Grupo C: 
Áustria, Países Baixos, Macedônia do Norte e Ucrânia

Um dos grupos mais legais desta Eurocopa, envolve um time que sempre é favorito, que é a Laranja Mecânica, com bons nomes como Van Djik, Depay e Wijnaldum, mas que não é a mesma força de outros tempos. A Áustria vem com um time interessante e pode surpreender e Macedônia do Norte e Ucrânia correm para se tornarem uma surpresa na segunda fase com uma das vagas na terceira posição. A disputa dos dois primeiros lugares deve ser mesmo entre austríacos e neerlandeses.

Grupo D: 
Croácia, Escócia, Inglaterra e República Chéquia

Aqui o favoritismo é dos Three Lions, que possuem uma das equipes mais fortes do futebol mundial nos dias atuais, com diversos ótimos jogadores. O que sabota os ingleses talvez seja seu próprio treinador, Gareth Southgate. Este grupo é catalisado pela rivalidade enorme com os escoceses, que apesar de terem bons nomes em seu time dificilmente farão frente aos croatas e aos checos. Claro que, em se tratando de Seleção Inglesa, uma zebra não surpreende ninguém.

Grupo E: 
Eslováquia, Espanha, Polônia e Suécia

Outro grupo bastante divertido, esta chave possui o favoritismo claro dos espanhóis, que seguem tendo um dos times mais fortes do continente europeu. A corrida por fora porém traz três seleções que competem em pé de igualdade pela segunda vaga e por um possível terceiro lugar. A Polônia, com Lewandowski e a Suécia, com Forsberg e sem Ibra seguem sendo times chatos e que podem inclusive complicar a vida da Espanha e a Eslováquia também pode surpreender.


Grupo F: 
Alemanha, França, Hungria e Portugal

Senhoras e senhores, o último grupo é também o da morte. A Hungria, coitada, não teve vida fácil no sorteio da Eurocopa. Alemanha, França e Portugal são três das favoritas ao título, sendo que curiosamente os germânicos são hoje os mais fracos do trio, com os lusitanos tendo um dos, se não o time mais interessante do planeta, atuais campeões da Eurocopa e da Nations League da UEFA e a França sendo já há algum tempo a melhor seleção do mundo. A Alemanha, por incrível que pareça, possivelmente pegará só a terceira vaga e corre inclusive risco de ficar fora, sendo hoje um time menos interessante que Portugal e França. A Hungria, coitada, ficará a espera de um milagre que seria, por si só, maravilhoso e histórico.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações