Brasil e Equador empatam em 1 a 1 na Copa América 2021

Por Ricardo Pilotto
Foto: divulgação Copa América

Brasil acabou empatando

No final da tarde e começo da noite deste domingo, o Brasil jogou contra o Equador no estádio Olímpico de Goiânia em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Copa América 2021. O jogo terminou com um empate em 1 a 1 entre a Seleção Brasileira e a equatoriana, e com isso, a equipe anfitriã encerrou a fase de grupos invicta.

Na rodada passada, a Amarelinha jogou diante da Colômbia no estádio Nilton Santos e venceu por 2 a 1, com gol de virada no apagar das luzes. Já a La Tri, que ainda não venceu na competição, empatou com o Peru em 2 a 2, no Olímpico de Goiânia.

Logo nos minutos iniciais, a Seleção Brasileira buscou jogar mais o campo ofensivo mas sofreu com os contra ataques em velocidade dos jogadores equatorianos. Aos 2 minutos, a La Tri chegou pela primeira vez com muita rapidez. Palacios aproveitou bola sobrada na frente da área do Brasil, finalizou ao gol de Alisson, mas errou o alvo. Não muito tempo depois, os equatorianos mais uma vez surpreenderam, e quase abriram o placar com Valencia. O atacante avançou pela direita, percebeu que Alisson se encontrava a frente da linha da pequena área e tentou o chute de cobertura. O camisa 1 ainda escorregou, mas a bola passa por cima da meta e ficou no teto da rede.  

Na marca dos 19 minutos, a pentacampeã mundial chegou pela primeira vez com mais perigo ao gol defendido pelo arqueiro do Equador. Paqueta recebeu passe na entrada da área, deu um bom passe para Gabriel Barbosa, que fez o girou e finalizou rapidamente, mas não conseguiu acertar a bola da maneira que queria. Galíndez saiu para abafar o chute e defendeu com a mão direita para evitar o gol. Já com 26 minutos, o Brasil chegou mais uma vez com perigo. Renan Lodi avançou pelo lado esquerdo e deu passe na área para Everton Cebolinha. O camisa 19 da Amarelinha ainda teve que brigar pela bola. Na sequência do lance, Gabriel Barbosa mais uma vez apareceu para o jogo, ajeitando a bola para Paquetá, que chegou finalizando e assustando Galíndez. 

Com a primeira metade da partida já se encaminhando para os seus minutos finais, o Brasil conseguiu abrir o placar após duas grandes oportunidades criadas. Através de uma jogada de bola parada, Cebolinha cobra falta levantando a bola na área pelo lado direito de ataque, a bola passou pelo zagueiro Marquinhos, mas não pelo Militão. O camisa com o número 14 estampado no uniforme subiu mais alto que os três marcadores equatorianos e desviou de cabeça no ângulo de Galíndez, que ficou estático, assistindo a bola ir para o fundo das redes nos 36 minutos do primeiro tempo. Já nos acréscimos, o Equador tentou se soltar para buscar o gol de empate antes mesmo do intervalo, mas não teve a efetividade necessária. Aos 48 minutos, o árbitro colocou um ponto final na primeira etapa com o placar parcial de 1 a 0 para o Brasil sobre o Equador.

Na etapa complementar, a La Tri voltou para o jogo com uma postura ofensiva e criou sua primeira chance clara de gol na segunda metade do confronto. Com 6 minutos de jogo, Ayrton Preciado chegou na entrada da área e tocou em profundidade para Valencia. O camisa 13 dominou e prontamente finalizou, mas a bola balançou a rede, mas pelo lado de fora. Um minuto depois de quase chegar a igualdade, os equatorianos chegaram ao gol de empate com Mena. Em cobrança de escanteio, o Brasil não conseguiu consegue afastar o perigo em definitivo e a bola acabou ficando viva na área. No meio da confusão, Valencia conseguiu fazer o desvio de cabeça para Mena, que entrou sem ser percebido pela defesa da Amarelinha e finalizou forte, não dando chances para o arqueiro Alisson.

Com o gol, os atletas equatorianos se animaram e continuaram tentando pressionar os brasileiros para buscar o tento da virada. A primeira finalização da Amarelinha aconteceu somente aos 20 minutos através de um contra ataque em velocidade. Everton Cebolinha puxou a jogada ofensiva pelo meio e passou na esquerda para Paquetá. O meia fez o cruzamento para a segunda trave até Vinícius Júnior, que chegou dando um carrinho, mas não conseguiu colocar a bola na direção do gol. A pentacampeã mundial tentou se soltar um pouco mais na partida e passou a ir mais ao campo de ataque para equilibrar as ações no segundo tempo, mas rapidamente, a La Tri voltou a pressionar o Brasil com marcações altas no seu campo ofensivo. 


Já com a partida chegando a sua reta final, o Equador quase chegou ao gol da virada em mais uma jogada de bola parada. Estupiñán cobrou falta  do lado direito com direção para o gol. Por segurança, Alisson mandou a bola por cima do gol e cedeu o escanteio para os equatorianos. Os últimos minutos da partida foram de muito equilíbrio, já que ambas as equipes buscavam o gol da vitória no restante de tempo que faltava. Nos acréscimos, o jogo teve poucas oportunidades claras de gol e ninguém conseguiu marcar o tento para dar números finais. Com 50 minutos, árbitro encerrou a partida com o empate em 1 a 1 entre Brasil e Equador no estádio Olímpico em Goiânia.

Nas quartas de final, o Brasil espera a definição do 4º colocado do grupo A, que acontecerá nesta segunda-feira. O primeiro desafio para os comandados de Tite no mata-mata da Copa América está marcada para esta sexta-feira, às 21h no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Já o Equador, mesmo com o empate, conseguiu a classificação e também espera o seu adversário nas quartas de final. O jogo da La Tri será no sábado, dia 3, às 22 horas, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações