As passagens de Juan Antonio Pizzi pelo Rosario Central

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Pizzi foi revelado pelo Rosario Central e chegou a defender o clube depois de atuar na Espanha

Nesta segunda-feira, dia 7 de junho de 2021, Juan Antonio Pizzi Torroja completa 53 anos de vida. Como jogador, o argentino naturalizado espanhol teve três passagens pelo Rosario Central e na temporada 2011-2012 retornou ao clube para ser treinador da equipe.

Em uma partida diante do River Plate realizada no dia 8 de junho de 1988 no estádio da equipe de Rosário, Ángel Túlio Zof, treinador da equipe na época, precisaria substituir Fernando Lanzidei que estava contundido. Com isso, Pizzi que havia completado 20 anos no dia anterior, apareceria pela primeira vez para o futebol mundial.

O jogador ficaria no time azul e amarelo de Rosário até a temporada 1989/1890. Em toda a sua primeira passagem como jogador profissional, Juan Antonio Pizzi conseguiu uma marca importante ao fazer 63 gols em 30 partidas jogadas. Na temporada seguinte, o atleta foi para o México para defender as cores do Toluca e sucessivamente jogaria por 8 anos na Espanha.

Em todo este período em que passou atuando no futebol europeu, Pizzi jogou em times como Tenerife, clube onde teve duas passagens, Valência e Barcelona antes de voltar para a Argentina. Enquanto esteve no país da Península Ibérica em todo este período, o atleta se naturalizou espanhol e defendeu a Fúria na Eurocopa de 1996 e na Copa do Mundo de 1998.

Após voltar ao seu país de origem, o jogador atuou pelo River Plate por uma temporada antes de ser repatriado pelo Rosario Central. Sua segunda passagem pelo clube argentino foi entre os anos de 1999 e 2000, mas acabou não terminando a segunda parte do ano com a camisa do Rosario Central. Por conta dos bons números durante a primeira metade da temporada, Pizzi foi para Portugal para jogar pelo Porto.


No ano seguinte, Juan voltaria pela segunda vez já veterano para a equipe de Rosario. O jogador fez parte do elenco que fez uma grande temporada e chegou as semifinais da Libertadores. Ao final de toda a campanha, Pizzi voltaria a Espanha e jogaria por mais um ano como jogador de futebol profissional na Europa. Desta vez, ele defenderia a camisa do Villareal antes de se aposentar. Mais tarde, Juan Antonio Pizzi seria treinador do clube argentino nas temporadas 2010- 2011 e 2011-2012.

Enquanto jogador, Pizzi defendeu as cores azuis e amarelas por 137 vezes e marcou 72 gol. Já como treinador, dirigiu a equipe de Rosario em 44 oportunidades. Somou ao todo, 22 vitórias 13 empates e 9 derrotas no comando que durou dois anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações