As 'Feras do Saldanha' e os 100% nas Eliminatórias para a Copa de 70

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Pelé comemora o gol contra o Paraguai: seis vitórias seguidas em 1969

Nesta terça-feira, dia 8, o Brasil bateu o Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 pelo placar de 2 a 0, jogando no estádio Defensores del Chaco. Neste jogo, a Seleção Brasileira conseguiu igualar o feito de 1969, quando nas Eliminatórias para o Mundial de 1970, a Amarelinha havia conseguido pela primeira vez, manter 100% de aproveitamento em 6 jogos.

A estreia das classificatórias para a Copa do Mundo de 70 aconteceu no dia 6 de agosto de 1969, quando o Brasil foi a Bogotá para enfrentar a Colômbia, no estádio El Campín. Nesta partida, a Amarelinha bateu os colombianos pelo placar de dois a zero, com dois gols de Tostão. Na segunda rodada, a Seleção jogou mais uma vez fora do seu território e goleou a Venezuela por cinco a zero no estádio Olímpico de Caracas, com direito a hat-trick de Tostão e dois tentos de Pelé.

O último desafio que os comandados de João Saldanha tiveram jogando fora do país pelo Grupo B das eliminatórias daquele ano, foi no jogo diante da Seleção Paraguaia no clássico estádio Defensores del Chaco. Naquela oportunidade, Edu e Jairzinho balançaram as redes para o Brasil, além do gol contra de Valentin Mendoza no triunfo de três a zero da Amarelinha sobre o Paraguai e fechar o primeiro turno com um ótimo aproveitamento.

No returno, a Seleção Brasileira voltou a enfrentar a Colômbia, mas desta vez, a partida foi realizada no estádio do Maracanã no dia 21 de agosto de 1969. Neste embate, a Amarelinha goleou o colombianos pelo placar de seis tentos a dois, com Tostão, mais uma vez fazendo uma ótima atuação, e marcando dois gols. Além do atacante cruzeirense na época, Edu, Pelé, Rivelino e Jairzinho deram números finais a goleada brasileira.

Na rodada seguinte, a equipe comandada por João Saldanha mais uma vez não economizou e aplicou outra goleada sobre a Venezuela, mas desta vez, no Maracanã. Pela segunda vez, o Mineirinho de Ouro fez três gols em uma partida das Eliminatórias. Jairzinho e Pelé, que marcou dois gols, fecharam a conta. Já na última partida, o Brasil recebeu o Paraguai e venceu por um tento a zero, com gol marcado por Pelé. Neste jogo, a torcida brasileira foi em peso ao estádio para acompanhar o time das "Feras do Saldanha", e bateu o recorde oficial de público do Maracanã. A Seleção estava garantida na Copa do Mundo de 1970, no México.


Vale lembrar que mesmo com um ótimo aproveitamento nas Eliminatórias vencendo os seis jogos da Seleção Brasileira, João Saldanha acabou sendo demitido assim que confirmou a vaga para o Mundial de 1970 por conta da não aceitação da interferência do Regime Militar em sua escalação. Com isso, Zagalo assumiria o comando da Amarelinha e mais tarde, conquistaria a terceira Copa do Mundo da história do Brasil.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações