As embaixadinhas de Edilson e o Corinthians campeão paulista de 1999

Com informações do Corinthians
Foto: reprodução


Edilson fez as embaixadinhas logo após o Corinthians empatar o jogo

Na tarde do dia 20 de junho, há 22 anos, o Corinthians sagrou-se campeão do Campeonato Paulista pela 23ª vez. Após o empate em 2 a 2 contra o Palmeiras, a Fiel Torcida foi à loucura na comemoração do título no Morumbi, estádio onde foi realizada a partida. Além da conquista da taça de campeão, este jogou também ficou marcado por ser a despedida do eterno ídolo Gamarra.

Zagueiro clássico, o paraguaio vestiu o manto alvinegro em 80 oportunidades, marcou gol em sete oportunidades e conquistou dois títulos, um Brasileirão e este Campeonato Paulista. Apesar de que não aparentava ter o porte físico tradicional de um zagueiro, Gamarra foi indiscutivelmente um dos melhores zagueiros da história do clube do Parque São Jorge.

Quando se fala deste título, não há como não mencionar as famosas embaixadinhas de Edílson Capetinha que marcam a história do Derby até hoje. O polêmico lance é lembrado como um grande símbolo deste embate.

Timão escalado - Nesta oportunidade, o time comandado por Oswaldo de Oliveira foi campo escalado com Maurício, Índio, Gamarra, Nenê, Sylvinho; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Fernando Baiano. O atacante Dinei ainda entrou no decorrer da partida, substituindo o titular Fernando Baiano.

O jogo - Por se tratar de um Derby, o clima de tensão e rivalidade na final entre Corinthians e Palmeiras era tido como normal. Como havia vencido a primeira partida da decisão por 3 a 0, o Timão possuía a vantagem do empate na corrida pelo título.

Os primeiros minutos da partida indicavam de que o jogo seria bastante disputado, com ambos os times lutando por cada bola. No entanto, quem saiu na frente do placar foi o Timão. Aos 34 minutos do primeiro tempo, após boa tabela com o camisa 11 Ricardinho, Marcelinho Carioca pegou o rebote de seu próprio chute e marcou o primeiro gol da decisão.

No entanto, como nada nunca foi fácil, a equipe do Palmeiras virou o jogo muito rapidamente. No primeiro lance após o gol corinthiano, Evair empatou. Logo em seguida, o próprio Evair marcou mais um após falha do goleiro corinthiano. Foi somente no segundo tempo, após pressionar bastante a equipe palmeirense, que o Timão chegou ao empate.


Aos 28 minutos do segundo tempo, em nova jogada envolvendo Ricardinho, o meia canhoto limpou o zagueiro e o goleiro palmeirense e tocou para o camisa 10 Edilson apenas completar para dentro do gol. Com o empate, o Timão apenas controlou o resultado e assegurou o título.

Antes do final da partida, quando o jogo já aparentava estar resolvido, o autor do segundo gol do Timão Edílson Capetinha protagonizou o lance que marcou este clássico. O atacante corinthiano fez uma série de embaixadinhas com o pé e a cabeça, que estão marcadas na memória da torcida alvinegra.

O título - A conquista deste Campeonato Paulista foi a 23ª terceira da história do clube. Além de tudo, por se tratar de um título em cima do maior rival, a vitória consagrou ainda mais este que foi um dos maiores elencos da história do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações