A passagem do goleiro Faryd Mondragón pelo Independiente

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo El Clarín

O colombiano Mondragón teve três passagens pelo argentino Independiente

Nesta segunda-feira, dia 21 de junho de 2021, Faryd Camilo Mondragón Alí, mais conhecido apenas como Faryd Mondragón, está completando 50 anos de idade. O ex-goleiro colombiano teve três passagens pelo argentino Independiente, o Rey de Copas, em toda a sua carreira.

Após ser revelado no Deportivo Cali, jogar em clubes como Real Cartagena, Independiente Santa Fe, Cerro Porteño e Argentinos Juniors, Faryd chegou pela primeira vez ao Independiente de Avellaneda na temporada 1994 com 23 anos de idade. Logo em seu primeiro ano, o arqueiro teve a felicidade de fazer parte do elenco campeão Supercopa Sul-Americana de 1994. Neste ano, o goleiro teve poucas chances e atuou em duas oportunidades. Por isso, em 1995 foi emprestado ao Independiente Santa Fe, clube onde já havia jogado em algum momento de sua carreira.

Depois de ser bem aproveitado no time colombiano, Mondragón ainda retornaria ao Diablo Rojo em 1995, e assim iniciaria a sua 'segunda passagem' pela equipe vermelha de Avellaneda, ano em que conquistou a Recopa Sul-Americana. Com mais experiência, o atleta ganharia espaço na equipe e se tornaria titular absoluto 3 anos seguidos, atuando no total em 103 jogos, da temporada 1995-1996 até a 1997-1998.

Antes de terminar a sua 'segunda passagem' pelo Rey de Copas, o goleiro conseguiu marcar um gol. Em uma partida diante do Vélez Sarsfield pelo Torneo Apertura, a equipe do Independiente teve um pênalti ao seu favor e o arqueiro acabou indo para a marca fatal. Na cobrança, o guarda-redes aproveitou o deslocamento do goleiro adversário para o canto direito, bateu forte no meio e estufou as redes do gol adversário.

No ano de 1998, Faryd foi mais uma vez emprestado, mas dessa vez o colombiano foi a Espanha para defender as cores do Real Zaragoza por um ano. Foi enfim, que ao final da temporada 1999-2000, Mondragón se despediu da equipe de Avellaneda. O arqueiro colombiano voltou do empréstimo ao clube espanhol e teve mais 16 oportunidades para defender as cores do Independiente antes de encerrar ciclo em definitivo com o time argentino.


Ao total de suas três passagens pelo Rey de Copas, Faryd somou 121 umas partidas com a camisa do Diablo Rojo. No Independiente, é considerado um dos 5 maiores jogadores estrangeiros da história do clube.

Antes de se aposentar, Mondragón ainda passaria por equipes como Metz da França, Galatasaray da Turquia, Köln da Alemanha, Philadelphia Union dos Estados Unidos e enfim retornaria para o Deportivo Cali em 2012, quando já tinha 41 anos de idade. Em 2014, o goleiro encerraria a sua carreira de jogador de futebol profissional, batendo antes o recorde de jogador mais velho a atuar em uma Copa do Mundo, marca que foi batida em 2018 pelo também goleiro, só que saudita, El Hadary.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações