A enorme história de Luís Pereira com o Atlético de Madrid

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Luís Pereira é ídolo do Atlético de Madrid

Recente campeão espanhol, o Atlético de Madrid é hoje uma das maiores forças do futebol espanhol e europeu. Até recentemente, os Colchoneros eram algo como o primo pobre do Real Madrid, porém já há alguns anos são concorrentes fortes ao título espanhol e diante da reconstrução de Real e Barça se tornam o principal time do país. Muito antes, numa época onde a La Liga ainda estava longe de ser a queridinha do mundo como hoje, atuou por lá o brasileiro Luís Pereira, que completa 72 anos neste dia 21 e se tornou ídolo do Atlético.

Luís, que ganharia apelido de Mago em Madri, chegou ao Vicente Calderón após grandíssimos anos pelo Palmeiras. Foi uma das primeiras grandes transferências brasileiras para o Campeonato Espanhol, chegando ao time junto a outro brasileiro que se tornaria referência do clube, o atacante Leivinha. Foi com esse tempero de "samba" que ambos chegaram a capital do país em 1975. 

Luís rapidamente se tornou uma enormidade jogando pelos Colchoneros. Dono de categoria imensa e ótimas qualidades defensivas, ganhou apelido de Maestro e de Mago pela torcida alvirrubra. Comandado por Aragonés, o Atleti vivia na época um enorme período de sua história e Leivinha e Luís Pereira haviam chegado para manter este patamar. Curiosamente, não jogaram na conquista da Copa do Rei, em 1976, na época denominada Copa do Generalismo, que era usada para rodar o elenco. O primeiro título de ambos no Calderón foi a liga da temporada 1976/1977.

Na temporada do título espanhol, se por um lado Leivinha sofria com lesões, Luís Pereira se consolidou em com 4 gols em 32 jogos, além das excelentes ações defensivas, foi um dos maiores destaques do título rojiblanco. Luís Pereira permaneceu em Vicente Calderón até o fim da temporada 1979/1980, encerrando seu ciclo com 161 jogos e 11 gols, além de um lugar eterno no coração da torcida Colchonera.


Luís ainda trabalhou no clube depois de aposentar, descobrindo talentos para o time B. Sua ligação com os Colchoneros seguiu enorme, ao ponto de aparecer por exemplo na apresentação de Miranda como jogador do clube e na recente despedida de Godin. Vive até hoje em Madrid, sendo inclusive presidente de honra do Atlético de Madrid B.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações