O primeiro título continental do Chelsea - A Recopa Europeia de 1971

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Jogadores do Chelsea com a taça da Recopa em Stamford Bridge

O Chelsea é hoje uma das maiores forças do futebol inglês. Desde a chegada de Abrahmovic, um trabalho de reconstrução que já havia começado antes, os Blues vivem constantemente no topo da Premier League e do futebol europeu e hoje novamente estão numa decisão de Liga dos Campeões da Europa, a terceira da história do time londrino. Muito antes de se tornarem a força que são hoje, eles venceram seu primeiro título continental, a Recopa Europeia de 1971.

Competição que reunia os vencedores de todas as copas nacionais da Europa, a Recopa foi um torneio onde vários times ingleses se deram bem, como casos de Everton, West Ham, Tottenham e, é claro, o Chelsea. A Recopa Europeia durou até 1999, quando foi suprimida pela Copa da UEFA. Curiosamente, pelo menos pelo lado inglês, nunca despertou o interesse que a Recopa despertava.

Na época, os Blues eram um clube bem pequeno, com apenas um título inglês e se classificaram justamente na sua primeira conquista da Copa da Inglaterra. Sob a batuta de de Dave Sexton, a campanha começou com um empate por 1 a 1 com o Aris na Grécia, seguido por uma goleada por 5 a 1 em Stamford Bridge, que o classificou para a fase seguinte.

Na segunda fase, o adversário foi o CSKA de Sofia, na Bulgária e a classificação veio com duas vitórias simples por 1 a 0, fora e dentro de casa. Nas quartas de final veio um duro confronto contra o Brugge, que venceu o Chelsea na Bélgica por 2 a 0, mas acabou goleado por 4 a 0 em Londres. Nas semifinais, o adversário foi justamente o Manchester City, atual campeão, contra quem os Blues venceram por 1 a 0 em Londres e por 1 a 0 em Manchester, no antigo Maine Road.


A decisão, disputada no Georgios Karaiskaskis, em Pireu, foi entre Chelsea e Real Madrid. No dia 19 de maio daquele ano, as duas equipes entraram em campo e o Chelsea pulou na frente com Osgood, mas Zoco empatou no apagar das luzes, levando o jogo para a prorrogação, onde o empate obrigou um replay, já que não haviam pênaltis na época. Dois dias depois, Dempsey e Osgood ajudaram os Blues á abrirem 2 a 0 e o gol de Fleitas não foi suficiente para os madridistas. O título era do Chelsea. 

A conquista da Recopa Europeia foi a primeira continental da história do Chelsea, na época um dos poucos títulos de primeira grandeza do time azul londrino. Eles venceriam novamente a competição em 1998 e a partir dos anos 2000 passariam a ganhar cada vez mais força, culminando no título da Liga dos Campeões de 2012. Hoje, os azuis possuem sete títulos continentais em sua galeria, entre Liga dos Campeões, Liga Europa (2), Recopa (2) e Supercopa. No sábado, diante do Manchester City, tentarão mais uma conquista, a segunda na mais importante competição de clubes da Europa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações