Morre ex-árbitro Sándor Puhl, que apitou a final do tetra do Brasil em 1994

Foto: Arquivo

Sándor apitou a final da Copa do Mundo de 1994

O ex-árbitro húngaro Sándor Puhl, de 65 anos faleceu. A informação foi confirmada pela Federação Húngara de Futebol, a MSLZ, na última quinta-feira, dia 20 de maio. A causa da morte do húngaro não foi confirmada. Desde 2010, ele era vice-presidente da comissão de arbitragem da federação, depois de terminar sua carreira no apito em novembro de 2000.

Puhl começou sua trajetória como árbitro em 1984. Viveu o grande momento da carreira em 1994, quando apitou a final da Copa do Mundo, entre Brasil e Itália, que terminou com os Canarinhos campeões nos pênaltis. Na mesma competição, foi envolvido em uma polêmica quando não viu a cotovelada de Tassotti em Luis Enrique, nas quartas de final.

Em 1997, viveu outro grande momento da carreira, quando apitou a final da Liga dos Campeões da UEFA, entre Borussia Dortmund e Juventus, no Estádio Olímpico de Munique. Naquele ano, porém, também passou por um de seus piores momentos, quando foi suspenso pela UEFA após não tomar nenhuma atitude diante de uma entrada violenta de Bosvelt, do Feyenoord, em Irwin, do United. 


Curiosamente, foi neste mesmo ano em que novamente se viu envolvido com o futebol brasileiro. Em um período onde a Federação Paulista de Futebol buscou alguns intercâmbios com juízes estrangeiros, Sandor foi convidado e apitou um duelo decisivo entre Corinthians e São Paulo, pelo Paulistão de 1997, que terminou empatado e decidiu o título em favor do Alvinegro do Parque São Jorge.

Sándor Puhl conseguiu a licença de árbitro em 1970, quando tinha apenas 15 anos. Ele foi eleito quatro vezes o melhor árbitro do mundo, entre 1994 e 1997, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações