Kayky - Será que o raio caiu na zaga?

Por Lucas Paes
Foto: Ivan Storti/SFC

Kaiky em jogo pelo Peixe

O fato de que o Santos costuma achar a salvação de seus problemas na base não é uma novidade para quem acompanha futebol. O Alvinegro Praiano já trouxe de sua abençoada fábrica diversos nomes, entre os quais se destaca Neymar, em tempos mais recentes. O Peixe é famoso por revelar grandes jogadores ofensivos, mas um dos raios da nova geração parece ter caído na defesa, onde o Alvinegro Praiano tem o fenomenal Kaiky.

Não é exatamente a primeira vez que o Santos tem um grande nome formado em sua casa na defesa, já que Lucas Veríssimo e, em menor proporção de talento talvez, Gustavo Henrique, eram ambos formados no Peixe, mas Kaiky assusta pelo absurdo com tão tenra idade. O garoto subiu com apenas 17 anos e assumiu a posição com uma maturidade que faz com que pareça um veterano, enchendo os olhos da torcida.

Kaiky é, na opinião deste que vos escreve, um dos mais assustadores e surreais fenômenos surgidos na base do Alvinegro Praiano. O zagueiro, nascido em 2004, sofreu um pouco na primeira partida dele pelo clube, no início deste ano, mas rapidamente pegou confiança e então passou a assombrar pelo que parecia ser uma tranquilidade e experiências absurdas num zagueiro tão jovem. Lucas Veríssimo, ótimo que é, demorou muito para amadurecer e mostrar seu jogo, enquanto o atual defensor santista parece com 17 anos já ter algumas qualidades que o antecessor sequer possuía.


Mesmo com a campanha ruim do Peixe no Paulistão, o garoto era um dos que se salvavam e um dos que conseguia manter alto nível, isto é claro, quando era escalado, já que virou titular e rapidamente provou não precisar ser testado. Kaiky vinha bem, tendo marcado um gol histórico contra o Lara na Libertadores, até que contra o Boca Juniors pela mesma competição e já na fase de grupos recentemente fez sua primeira gigantesca apresentação, simplesmente praticamente impedido um tal de Carlitos Tevez de conseguir desenvolver seu futebol na Vila Belmiro.

Mas, não é só a atuação de gala diante do Boca que dá créditos ao zagueiro. Ele possui um físico simplesmente absurdo para um garoto tão jovem. A transição da base-profissional costuma causar alguma demora para adaptação e nem Robinho e Neymar, falando de fenômenos mais recentes, escaparam disso. Diferente deles, Kaiky simplesmente ganha jogadas de corpo contra jogadores muito experientes e também fortes, mostra qualidade no cabeceio e uma noção de posicionamento melhores que muitos defensores medalhões do futebol brasileiro, sendo em alguns momentos inclusive melhor que Luan Peres, que está longe, muito longe, de ser fraco.


Além de todas as qualidades defensivas, há quem defenda que o garoto deva inclusive jogar na volância do Alvinegro Praiano, pois Kaiky possui também ótima visão de jogo, acertando passes que quebram linhas, algo essencial nos zagueiros modernos, e que costumam chegar em ótima condição aos pés de laterais e de pontas alvinegros. Neste aspecto, lembra muito o jeito de Van Djik, do Liverpool, do qual este nobre colunista é fã assumido, além de outros nomes muito bons nisso, como o fenomenal Marquinhos e o jovem e muito interessante Bastoni. Todos estes zagueiros construtores.

Todos os fatores levam a crer que o próximo fenômeno que o Santos apresentará ao mundo será mesmo, talvez até acima do já muito promissor Ângelo, o zagueiro Kaiky Fernandes. Aos que gostam de ver o desabrochar de joiás, é bom ficar de olho pois a sensação que passa é que estamos testemunhando talvez o nascimento do novo Thiago Silva, do novo Marquinhos, enfim, escolha a comparação que quiser. Só o tempo mostrará onde ele chegará, mas tudo indica que os Meninos da Vila estão apresentando mais um fenômeno ao planeta. Desta vez, porém, ele joga na defesa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações