Éric Catona no Nîmes Olympique em 1991

Foto: Eric Renard / Getty Images

Éric Cantona fazia parte de um plano do Nîmes para voltar aos grandes tempos

Um dos jogadores mais polêmicos da história do futebol mundial, o francês Éric Cantona está completando 55 anos neste 24 de maio de 2021. Ídolo em vários times por onde passou, em 1991 ele fez parte de uma tentativa do Nîmes Olympique a voltar a seus grandes dias de glória.

Nascido em Marselha, Éric Cantona começou no futebol no Auxerre, onde se profissionalizou em 1983, com apenas 17 anos. O craque francês passou por Martigues, Olympique de Marselha, Bordeaux e Montpellier. Apesar de já se envolver em polêmicas, já era conhecido por ser um dos maiores jogadores de seu país.

No Olympique de Marselha, Cantona acabaria não se entendendo com o técnico, estando sempre em desacordo com o mesmo (tendo Goethals o deixado de fora da disputa da final da Copa dos Campeões da UEFA contra o Estrela Vermelha, que acabaria conquistando o título nos pênaltis) e, após o término da temporada, onde fora campeão nacional pela segunda vez, foi negociado com o pequeno Nîmes, que pagou dois milhões e meio de dólares.

Sua nova equipe, após ter o auge da história na década de 1950, entrada em declínio a partir da década seguinte. A contratação da Cantona, acompanhada pela de Laurent Blanc, foi justamente parte de um projeto ambicioso do Nîmes na sequência de um retorno à primeira divisão.

Ali, o atacante conseguiria boas atuações, voltou a ter problemas disciplinares. Numa partida na Liga Francesa em dezembro de 1991, Cantona irritado com as decisões do árbitro, atirou a bola contra o mesmo. No julgamento sobre seu ato, Cantona xingou um por um os responsáveis pela punição, ganhando dois meses extra de suspensão.

Irritado com suas seguintes suspensões, anunciou sua aposentadoria no mesmo mês da suspensão. O ídolo nacional Michel Platini (que no ano seguinte levaria Cantona à Eurocopa 1992), que tinha grande admiração pelo futebol do polêmico atleta, juntamente com o então dirigente da seleção francesa, Gérard Houllier, e seu psicanalista, o convenceram a mudar sua ideia sobre a prematura aposentadoria. 


Seu psicanalista ainda recomendou que Cantona deveria recomeçar sua carreira em outro país. Ainda no mesmo mês, numa partida do Auxerre contra o Liverpool, Platini chegaria a conversar com Graeme Souness, treinador do Liverpool na época, sobre a possibilidade de Cantona defender o clube, mas sendo rejeitada por Souness.

No fim, após fazer testes no Sheffield Wednesday, acabou assinando com o Leeds United. Seis meses depois, foi para o Manchester City, onde foi um dos maiores jogadores da equipe quando esteve por lá. Depois de muitos gols e polêmicas, encerrou a carreira em 1997, com apenas 31 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações