Dodô: a passagem do artilheiro dos gols bonitos pelo Santos

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Dodô chegou no Santos para o brasileirão de 1999 e ficou até 2001

Neste domingo, dia 2 de maio, Ricardo Lucas Figueiredo Monte Raso, popularmente como Dodô, completa 47 anos de idade. O atacante recebeu a alcunha de "Artilheiro dos Gols Bonitos" por conta dos vários gols bonitos que marcava durante toda a carreira. Em seus dois anos de Santos, o jogador atuou em 97 jogos e marcou 54 gols com a camisa alvinegra.

Após ser revelado pelo Nacional e passar por clubes como Fluminense, São Paulo e Paraná, Dodô chegou a Vila Belmiro no meio de 1999, vindo do Tricolor Paulista, em uma das maiores transações entre dois times brasileiros até então. O atleta jogou por dois anos com a camisa do Peixe e chegou a ser artilheiro da equipe em sua primeira temporada.


Em toda a sua passagem pelo clube do litoral paulista, o atacante acabou não conseguindo conquistar títulos. Na sua primeira temporada com a camisa alvinegra, Dodô foi artilheiro do Santos, marcando 13 gols no Campeonato Brasileiro. O gol mais marcante do atacante foi em uma partida diante do Internacional em pleno Beira-Rio, quando deu um belo drible no zagueiro, e chutou forte no canto inferior direito, dando a vitória ao Santos sobre o Colorado por 2 a 1. Nesta edição, o artilheiro dos gols bonitos foi responsável por marcar 12,5 dos gols feitos pela equipe em toda a competição e a equipe santista terminou na 11ª colocação.

No ano seguinte, Dodô fez gols importantes no Campeonato Paulista de 2000. Na semifinal diante do Palmeiras, Dodô entrou no intervalo da partida e fez o gol da virada para o Santos. Neste jogo o Santos perdia por 2 a 0, e precisaria de uma reviravolta para se classificar para a decisão do Paulistão. Na marca dos 44 minutos do segundo tempo, Dodô fez o gol que daria a classificação ao time santista diante do Verdão no Morumbi na vitória por três a dois. Mais tarde, o jogador voltaria a marcar um gol importante na partida de volta da decisão contra o São Paulo, mas acabou não sendo o suficiente e o Santos acabou sendo o vice campeão estadual.


O seu último momento que marcou sua passagem pelo Santos foi através de um pênalti desperdiçado. Nas semifinais do Campeonato Paulista de 2001 diante do alvinegro do Parque São Jorge, o Santos teve uma penalidade a seu favor. Aquele lance poderia fazer com que o alvinegro saísse na frente do marcador, mas Dodô foi para a cobrança e acabou não convertendo. Naquela oportunidade, peixe poderia empatar para se classificar para a decisão. Mas no resultado final do jogo, o Santos perdeu para o Corinthians por 2 a 1 e acabou eliminado.

Antes de se aposentar, Dodô ainda teve passagens por clubes como Botafogo (duas vezes), Palmeiras, Goiás, chegou a retornar ao Fluminense em 2008, Vasco da Gama, Portuguesa, Americana e Grêmio Osasco. Dodô encerraria a sua carreira de jogador profissional apenas em 2014, defendo o time da Barra da Tijuca.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações