Campeão da Copa da Inglaterra, o Leicester segue sua planejada ascensão

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Leicester City FC

Jogadores do Leicester comemoram o título da FA Cup

O Leicester City é, sem sobra de dúvidas, protagonista do título mais surpreendente da história do futebol mundial. Sob o comando de Cláudio Ranieri, com Mahrez, Vardy, Okazaki, Kanté e outros tantos simpáticos nomes, os Foxes sairam de uma temporada de escape do rebaixamento para um histórico título da Premier League. Desde então, o clube virou protagonista na Inglaterra e aos poucos vem se estabelecendo no topo. Na tarde deste último sábado, dia 14, mais uma vez eles entraram para a história, com o inédito título da Copa da Inglaterra.

Um time pequeno com alguma tradição, o Leicester City teve como grandes destaques em sua história o goleiraço Gordon Banks e o ótimo Lineker. Porém, nem eles foram capazes de trazer o clube ao patamar mais alto do futebol inglês. Há alguns anos, o bilionário tailandês Vichai Srivaddhanaprabha comprou o clube com o projeto de fazer com que a equipe se tornasse pelo menos constante na primeira divisão. O título inglês, porém, acelerou um processo que poderia demorar, mas aconteceria.

Desde a temporada 2015/2016 e mais ainda desde a chegada de Bredan Rodgers, os Foxes saíram de um time campeão de presença esperada no meio de tabela para uma equipe forte, consolidada e que briga por vagas em competições europeias e títulos. O trabalho do ex-treinador do Liverpool, a quem uma Premier League escapou literalmente por um escorregão nos Reds, consolida de vez a construção iniciada por Vichai, que faleceu há alguns anos num acidente de avião e causou imensa comoção na cidade. 

Rodgers já havia brigado na temporada 2019/2020 por vaga na Liga dos Campeões, a perdendo de forma surpreendente no fim do campeonato, num torneio onde por muito tempo os Foxes foram os perseguidores mais próximos do bizarro Liverpool de Klopp. Neste ano, o Leicester segue disputando a vaga na Liga dos Campeões e fez uma campanha forte e concreta na FA Cup, chegando a final com merecimento.

Hoje, o jogo contra o Chelsea, num Wembley com mais de 20 mil pessoas, foi extremamente disputado e equilibrado, porém, um chute espetacular de Tielemans deu ao Leicester City a inédita FA Cup, já perdida pelo clube em outras quatro oportunidades. O Chelsea até chegou a marcar um gol de empate, que foi corretamente anulado pelo VAR. 


A nova taça, porém, deixa um claríssimo recado no futebol inglês, uma mensagem que deve sim saltar aos olhos em tempos onde um clubinho da elite quis destruir a estrutura do futebol europeu: o Leicester não está onde está a toa e não deve sair do "topo" tão cedo. Histórias como a deles, da Atalanta e de outros times que trabalham para chegar onde estão merecem ser premiadas, diferente da medíocre Juventus de Pirlo e Agnelli, que precisou de um verdadeiro assalto contra a Inter para se manter viva na briga pela Liga dos Campeões. A história dos gigantes é bonita e merece sim ser respeitada, mas ninguém tem o direito de simplesmente ignorar trabalhos que tornam coadjuvantes em protagonistas.

O Leicester City é um trabalho que colhe frutos, um time que tem em Schmeichel, não mais apenas o filho do goleiro do United, mas o maior ídolo dos Foxes, em Jamie Vardy, adorável anti-herói, em Maddison, em tantos outros nomes, jogadores interessantes, um elenco competente e que pode alçar voos mais longos. Um time que hoje causa muito mais temor e respeito do que o quebrado e incompetente Arsenal, do que o próprio Liverpool, claudicante nesta temporada, do que o Manchester United que não sabe se volta. Os Foxes, com muito merecimento, são campeões da Copa da Inglaterra e com muito merecimento seguirão no topo, para o desespero de quem acha que o futebol se resume a um clubinho de gigantes.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações