Aos poucos o público vai retornando aos estádios pelo mundo

Foto: Divulgação/Maccabi Haifa

Em Israel, torcida do Macabbi Haifa, líder do campeonato, já lota seu estádio

O verdadeiro "apartheid" vivido na questão das vacinas do coronavírus faz com quem a pandemia seja um pesadelo distante do fim (e inclusive o fim definitivo deve vir apenas quando houver alguma droga eficiente no combate a doença). Porém, em partes do mundo desenvolvido, que caminha para a plena vacinação, o futebol já começa a ver estádios novamente com públicos e o início da próxima temporada na Europa deve marcar o retorno total de público em alguns países.

Alguns lugares do mundo, como já comentado em outra postagem aqui no site, já tinham retornado a presença de público devido a baixa frequência de casos (como Uzbesquistão, Austrália, Nova Zelândia e Vietnã). Japão e Coréia do Sul também já tinham retornos parciais, assim como a China, que já se vê distante da sombra do coronavírus há um bom tempo. A final da Liga dos Campeões teve por volta de 15 mil torcedores no Estádio do Dragão.

Alguns locais são obviedades na questão do retorno do público, principalmente onde a vacinação está avançada. Israel vai chegando as fases decisivas de seu campeonato e o líder Macabbi Haifa recentemente teve lotação total em seu estádio. O país hebreu é um caso onde a segunda dose da vacina já está em aplicação, com a primeira já concluída. Nos Estados Unidos, outro país destacado na imunização, boa parte das competições já tem pelo menos público parcial nos estádios e a partir de julho já devemos ter lotações máximas, seja em jogos da MLS, NBA, MLB, enfim, o que você preferir assistir.

Outro destaque mundial na vacinação é a Inglaterra, que já cometeu muitos equívocos na condução do coronavírus. Porém, com o avanço, a Premier League já se prepara para que os estádios voltem a próxima temporada da competição recebendo lotação máxima nas arquibancadas. A rodada de encerramento já recebeu públicos de até 10 mil pessoas e a previsão é que na próxima temporada já tenhamos estádios cheios.

Ao redor da Europa, a imensa maioria dos campeonatos já terá pelo menos um retorno parcial de público no início da temporada 2021/2022. Ainda que a Premier League destoe do resto, Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica e outros diversos países já tem planejamento para a volta do público as arquibancadas. As lotações máximas, porém, só devem voltar a ocorrer por volta do meio da temporada, com a vacinação avançando de vez no continente. 

O mundo subdesenvolvido, porém, ainda sofre com a falta de vacinas e portanto fica difícil prever retorno do público aos estádios. Exceção a regra, o Vietnã terminou seu campeonato com público, mas vê uma explosão de casos meio assustadora com a variante híbrida encontrada no país, o que causará provavelmente mais um lockdown. Só o tempo dirá se ela desmantelará o excelente controle que o país fez até aqui da pandemia. 

É possível, porém, prever já alguns locais onde o público deve retornar em breve. Na América Latina, desmantelada pela doença principalmente devido a variante P1 de Manaus, o Chile, avançadíssimo na vacinação, deve ser o primeiro local à receber novamente pessoas em suas arquibancadas, apesar de ainda não haver previsões oficiais. Isto claro, levando em conta que o Brasil, como tanto fez no meio desta enorme crise, não queira colocar o carro na frente dos bois e adiantar um retorno de público que seria uma tragédia.


Ainda que a pandemia esteja longe de seu fim, aos poucos o público do futebol e, porque não, dos esportes em geral, tem sentido um alívio maior em ver as coisas voltando aos poucos ao normal. Aos poucos o planeta caminha para superar o maior pesadelo vivido nos últimos cem anos. Torcemos apenas para que a distinção na distribuição de vacinas não faça todo o trabalho ir por água abaixo, o que pode ocorrer. 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações