Torcedores nos estádios - Onde, como e quando eles vão voltar ou já voltaram pelo planeta

Por Lucas Paes
Foto: Sports.uz

Arquibancadas lotadas em jogo no Uzbequistão

A pandemia do Coronavírus tornou um artigo de luxo uma cena que até então era comum: torcedores nos estádios. Mais de um ano depois do inicio da pandemia mais devastadora desde a gripe espanhola, muitos países, incluindo o Brasil, sequer conseguem ter previsões de quando as torcidas retornarão as arquibancadas podendo lotar novamente estádios. Porém, já temos exceções, que, ainda bem, são cada vez maiores e previsões de retorno pelo mundo. 

Ásia

Epicentro inicial da covid-19, a China, primeiro país à "controlar" o surto da doença foi também o primeiro país à permitir o retorno de torcedores aos estádios. Já há meses os jogos da Liga Chinesa tem torcida normal em seus estádios, num país que aos poucos retorna a normalidade e inclusive já vacina muita gente em seu território. De lá, em meio a temporada paralisada, chegava a surpreendente notícia da desistência do Jiangsu, campeão nacional, em participar da Liga dos Campeões Asiática, já que o time vai parar as operações.

Apesar da boa condução do gigante país asiático na pandemia, a falência do Jiangsu é uma consequência direta da queda econômica, ainda que pequena, causada pelo coronavírus. Já é previsto que os investimentos na Super Liga Chinesa devem diminuir com as contas ficando mais complicadas devido as consequências do covid-19. Apesar dos chineses serem "menos" atingidos, é claro que ainda houve uma queda.

Também na parte oriental do mundo, Japão e Coréia do Sul já tem torcedores de volta nos estádios, porém com regulamentações diferentes. Os nipônicos permitem maiores públicos, porém com restrições no próprio modo de torcer, enquanto os sul-coreanos mantém distanciamento entre torcedores, apesar de maior liberdade na hora de apoiar sua equipe. Por sinal, na Coréia do Sul aconteceu inclusive um golaço digno de Prêmio Puskas recentemente. 

Outro país asiático onde o retorno de torcedores chama certa atenção, o Uzbequistão é o local de onde vem inclusive a foto desta matéria. Mais um entre os países asiáticos que conseguiu manejar bem a pandemia, o país tem números baixos de mortes e retornou a temporada da Super Liga com torcedores nos estádios. Para quem quiser acompanhar jogos do campeonato local, a plataforma MyCujoo transmite o campeonato gratuitamente, bastando acessar os links e assistir aos jogos.

Oceania

Outros dois exemplos no combate ao covid no mundo, Austrália e Nova Zelândia já vivem uma realidade mais normal em relação aos torcedores nos estádios. A Austrália já tem torcedores de volta em seus estádios, sob algumas regras para evitar contaminações, porém num modo geral com grande liberdade para torcer, o que pode ser visto em vídeos de melhores momentos dos jogos da A-League. A Nova Zelândia igualmente tem eventos com públicos já ocorrendo normalmente, com exceção de Auckland, que teve um lockdown imposto após um caso de coronavírus. Não a toa o pequeno país da Oceania é o maior exemplo de sucesso no combate ao covid no planeta.

Ambos os campeonatos podem ser acompanhados pelo próprio Youtube. A A-League, liga australiana, tem transmissões ao vivo no My Football, enquanto a liga neozelandesa é encontrada no Sky Sport Live.

Europa

Lugar mais atingido pela pandemia do coronavírus junto a América Latina, a Europa tem a imensa maioria de seus campeonatos ocorrendo sob portões fechados, principalmente após o surgimento da variante britânica do vírus. A Premier League prevê retorno de torcedores já para a temporada 2020/2021, mais precisamente para a última rodada, com a pretensão de inclusive o retorno de estádios lotados já na temporada 2021/2022. O torneio teve já alguns jogos com torcedores, inclusive uma batalha pela liderança entre Liverpool e Tottenham no final do ano passado, porém a medida teve de ser revista.

O Campeonato Italiano também prevê retorno na próxima temporada, tendo torcedores já na final da Copa Itália entre Juventus e Atalanta, que será um evento teste para a Eurocopa, que terá a Itália como uma das 12 sedes, mais precisamente a cidade de Roma. O país italiano chegou a ter alguns jogos com pequena presença de público no início da temporada 2020/2021, mas logo os portões foram fechados novamente.

A Espanha é outro país que já pensa no retorno de torcedores, com inclusive uma volta programada para a final da Copa do Rei. Tanto a final da temporada 2019/2020 quanto a da atual, já que a anterior entre Athletic Bilbao e Real Sociedad foi adiada para que torcedores pudessem acompanhar o derby basco mais importante da história. A partir daí, só os números da vacinação permitirão maiores aspirações com relação a estádios cheios.

A Alemanha, que teve torcedores novamente nos estádios no início da temporada, mas que voltou aos portões fechados em meio ao crescimento de casos de coronavírus. Com "pés no chão", a Bundesliga espera o retorno de torcedores apenas na temporada 2021/2022, sem criar maiores expectativas para a atual temporada.

Alguns países europeus, porém, já tem torcedores em seus estádios, como a Bielorrússia, ainda que sem permitir estádios cheios ou mesmo a Rússia, que tem vacinado a população em velocidade relativamente alta com a Sputnik V. Inclusive, uma notícia que chamou a atenção de todo o planeta foi a iniciativa do Zenit de vacinar seus torcedores nos jogos ocorridos no Estádio Krestovski. 

Demais países possivelmente terão de aguardar o crescimento da vacinação no continente europeu, mas a previsão geral é que ao longo da temporada 2021/2022 já seja mais comum ver torcedores novamente nos estádios. A Eurocopa, por exemplo, ficará presa a regulamentação de cada país para ter ou não torcedores nas arquibancadas.

Américas

Nos Estados Unidos está cada vez mais próximo o retorno da vida normal e, por consequência, dos torcedores nos estádios. A National Football League, liga de futebol americano mais famosa do planeta, já tinha mesmo em 2020 alguns jogos ocorrendo com torcedores, caso inclusive do famoso Superbowl. O futebol deve seguir pelo mesmo caminho assim que a MLS retornar, respeitando, é claro, as recomendações de cada estado e cada região em relação ao controle da pandemia. Los Angeles, por exemplo, terá torcedores nos jogos do Galaxy e do LAFC. Porém, o retorno nacional é uma questão tempo, já que o presidente estadunidense Joe Biden já afirmou que o país vacinará sua população até o verão. 


Já o Canadá e os países latino-americanos seguirão aguardando aumento na vacinação para começar a programar retorno de torcedores aos estádios, seja no futebol ou em outros esportes. No caso dos países da América Latina, essa previsão é quase impossível, já que diversos países da região são ainda atingidos com força pelo coronavírus. Isso inclui, é claro, o Brasil, que vive o pior momento da pandemia e é hoje o país mais atingido do planeta inteiro pela pandemia, chegando próximo as 3 mil mortes diárias. 

África

Os países africanos são outros que seguirão aguardando pelo retorno dos torcedores aos estádios. A África do Sul, por exemplo, sequer pretende fornecer uma data de previsão, tendo ainda pequenas conversas sobre o assunto. Apesar do continente não ter sofrido tanto com a covid-19 como a América Latina, por exemplo, uma das variantes mais perigosas vem justamente do país sede da Copa do Mundo de 2010. 

As informações sobre o retorno de torcedores pelo mundo, trazendo o futebol de volta ao que estamos acostumados, são atualizadas dia após dia. A medida que as notícias são atualizadas, O Curioso do Futebol poderá trazer mais informações sobre este assunto. As previsões e até decisões dependem muito da vacinação, que ainda demorará a atingir seu padrão ideal para que a pandemia tenha seu final. 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações