A história de Paulo Sousa com o Paços de Ferreira

Por Lucas Paes
Foto: Carlos Gonçalves/Record


Paulo Sousa é ídolo da torcida do Paços de Ferreira

Apesar de não tão comuns já hoje em dia, o futebol ainda é palco de várias histórias que ligam jogadores à um clube específico. O meia português José Paulo Sousa Silva, mais conhecido como Paulo Sousa, que completa 46 anos neste dia 13, é um protagonista desse tipo de enredo. Apesar de ter atuado por outros clubes ao longo de sua carreira, ele possui uma identificação enorme com o Paços de Ferreira, clube onde jogou por mais quase 10 anos e virou ídolo.

Paulo chegou aos Castores em 2001, após duas boas temporadas jogando pelo Penafiel e já rapidamente se converteu num dos destaques da equipe. Tinha um destaque maior pelas boas atuações no aspecto defensivo do meio de campo. Mesmo assim, rapidamente se converteu numa das referências do clube. Na sua primeira temporada, o Paços de Ferreira conseguiu uma boa oitava colocação no Campeonato Português. 

No seu segundo biênio pelo clube, marcou seu primeiro gol com a camisa auriverde, em um duelo contra o Varzim, na primeira rodada da liga. Naquela temporada, marcou também o segundo tento pelo clube, em partida contra o Santa Clara, ambos os jogos em casa. Ao final da temporada, a sexta colocação era uma posição histórica. Na temporada 2003/2004, porém, ele atuou menos e acabou sendo parte do time que rebaixou os pacenses à segunda divisão portuguesa. 

O retorno imediato trouxe também seu único título pelo Paços, quando ganharam a segunda divisão da temporada 2004/2005. A partir disso, seguiu como titular nas temporadas seguintes, sendo que no biênio 2006/2007 os time da "Capital do Móvel" ficou novamente na sexta colocação. Foi depois desta temporada que Paulo teve uma breve interrupção na sua história com o Paços, indo jogar no APOP, do Chipre, por pouco tempo. Voltou ainda a tempo da parte final da temporada 2007/2008, quando o Paços amargaria outro rebaixamento, não fosse o rebaixamento do Boavista no caso do Apito Final.


Já experiente, Paulo Sousa teve na temporada 2008/2009 seus últimos bons momentos jogando pelo Paços de Ferreira. Naquele biênio, marcou seus outros dois gols pela equipe, numa vitória contra o Naval, no Campeonato Português, em casa e na classificação sobre o Vizela, na Taça de Portugal, numa vitória de 4 a 1, também no Estádio da Capital do Móvel. Os pacenses chegaram inclusive na final desta competição, onde acabaram derrotados pelo Porto por 1 a 0. 

Perdendo espaço e já em fim de carreira, Paulo Sousa fez sua despedida numa goleada diante da Acadêmica por 5 a 1. Foram 218 jogos e 4 gols com a camisa auriverde. É um dos grandes ídolos da história do clube. Depois de pendurar as chuteiras, ele chegou a trabalhar como preparador físico, começando no próprio Paços e depois virou auxiliar técnico, cargo que hoje ocupa no Leixões.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações