A despedida de Biro-Biro do Timão

Com informações do Corinthians e Meu Timão
Foto: Sergio Berezovsky

Biro-Biro fez o último jogo pelo Timão em 18 de dezembro de 1988

No dia 18 de dezembro de 1988, o ídolo Biro-Biro, que completa 62 anos neste 18 de maio de 2021, fazia sua despedida como jogador do Corinthians, diante do Guarani, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Antônio José da Silva Filho, o Biro-Biro, nasceu em Olinda, no estado de Pernambuco, em 18 de maio de 1959. Quando foi descoberto, o levaram para o Sport, onde se destacou por ser um meia que sabia fazer muitos gols.

Vindo do Sport, em 1978, com apenas 19 anos, o jogador começou a trilhar seu sucesso no alvinegro. A primeira conquista veio em 1979, com o título Paulista sobre a Ponte Preta. Nesse campeonato ele foi o responsável por levar o Corinthians até a final, com o gol de canela contra o Palmeiras nas semifinais. Outro momento marcante da carreira de Biro-Biro, foi contra o São Paulo em 1982, no qual ele fez dois gols na final, garantindo o título para o Timão.

Marcar gols sempre foi uma das especialidades do jogador, visto que até hoje ele é o maior volante artilheiro do Corinthians. Marcado também por participar da Democracia Corinthiana, ao lado de Sócrates, Wladimir e Casagrande, ele foi um dos pilares do movimento - que era um movimento de protesto contra a Ditadura Militar do pais.

Porém, aquele jogo no Brinco de Ouro, em dezembro de 1988, marcava a despedida do Timão. O duelo acabou empatado em 2 a 2 - gols de Gilberto Costa e Marcos Roberto - e marcou também a despedida do Timão daquela edição do Brasileirão, quando terminou na 15ª posição na classificação geral da competição.


Nos 10 anos em que defendeu o time do Parque São Jorge, Biro-Biro realizou 590 partidas e anotou 75 gols. Amado pela Fiel, o ex-jogador se destacou pela polivalência dentro de campo, o que o transformou em uma espécie de coringa para a equipe – iniciou no clube como meia, virou volante e atuou nas pontas direita e esquerda.

Ao todo foram quatro títulos pelo Corinthians, todos pelo Campeonato Paulista (1979, 1982, 1983, 1988). Com 589 jogos e 75 gols, ele deixou o Parque São Jorge e foi atuar na Portuguesa. Além da Lusa, defendeu também Coritiba, Guarani, Paulista, Remo, Botafogo de Ribeirão Preto e Nacional de São Paulo, onde encerrou a carreira em 1995.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações