VAR no Paulistão tem 97,8% de acertos e decisões em 1min46s por jogo

Com informações da FPF
Foto: Rodrigo Corsi / FPF

Sala do VAR do futebol paulista

Em coletiva de imprensa virtual na tarde desta quinta-feira (15), a Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol fez um balanço da atuação do VAR nas quatro primeiras rodadas do Paulistão Sicredi 2021. Números foram apresentados e alto índice de acertos e o baixo tempo médio de impacto da ferramenta nas partidas, chamaram a atenção.

Em 32 partidas, foram 224 checagens realizadas, sendo 83 de gol ou não gol; 84 de possíveis pênaltis; 56 de possíveis expulsões e apenas uma de identidade. Dessas, 67 geraram impacto no jogo, numa média de 1 minuto e 46 segundos de tempo para tomada de decisão por partida. A dúvida sobre pênalti ou não é a que mais demandou tempo da equipe de arbitragem, com 61 segundos de média. Por outro lado, expulsar ou não um atleta gerou 23 segundos de indecisão por partida. A definição de gol ou não, levou em média 50 segundos.

Ao mesmo tempo, o índice de assertividade é altíssimo. Em decisões de expulsão, a Comissão de Arbitragem considera que houve acerto em todas as 56 ocasiões analisadas sobre a aplicação ou não de cartão vermelho -foram quatro aplicados até a quarta rodada, dois com auxílio do VAR e outros dois por decisão do árbitro no campo de jogo. O aproveitamento mais baixo de acertos é na marcação de pênaltis, com 96,4%; enquanto os árbitros acertaram em 98,8% dos casos de dúvidas sobre a confirmação ou não de gols.


Balanço - "O balanço da arbitragem paulista é de 97,8%. Estamos felizes com esse número, se analisarmos o cenário de adversidades que enfrentamos. Nós iniciamos com apenas três árbitros VAR de ofício, hoje nós temos sete profissionais. Começamos com quatro observadores VAR, hoje trabalhamos com nove profissionais. Quality Manager, que são profissionais envolvidos, nós começamos com três e já conseguimos dobrar esse número, com seis profissionais que foram treinados para esse crescimento. É possível melhorar? Sempre. Nosso objetivo é chegar a 99,9% de acerto", analisou Ana Paula Oliveira, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações