Superliga Europeia é anunciada e bota mais fogo no caldeirão do futebol europeu

Foto: Divulgação/Superleague Europe

Logotipo da Superliga Europeia

Agora é aparentemente oficial. Depois de notícias que rodaram por todo o último domingo, dia 18, diversos clubes europeus envolvidos na suposta fundação da Superliga Europeia anunciaram oficialmente a criação da liga através de um "Press release". Como especulado, inicialmente Florentino Perez presidirá a inciativa, que pagará valores muito mais altos que a UEFA paga pela Liga dos Campeões.

Os clubes envolvidos são todos do famoso "Big Six" da Inglaterra, ou seja, Manchester City, Manchester United, Liverpool, Chelsea, Arsenal e Tottenham. Além deles, o Atlético de Madrid, o Real Madrid e o Barcelona da Espanha e o Milan, a Inter e a Juventus, da Itália. Inicialmente, nem Paris Saint Germain e nem Bayern estão envolvidos. O PSG inclusive chegou a se posicionar contrário a ideia.

A criação da liga coloca mais lenha na fogueira da guerra entre a UEFA e os clubes envolvidos. Tanto ela, quanto a FIFA e as ligas nacionais já deixaram claro que todos os clubes envolvidos na iniciativa correrão risco de multas, desfiliação e expulsão dos torneios. Para completar, a FIFA ainda deixou claro que os jogadores destes clubes estarão inicialmente banidos do futebol de seleções. Porém, a entidade máxima do futebol mundial pregou por uma solução que envolva o diálogo.

O anúncio ocorre pouco tempo antes de uma reunião da UEFA que pretendia anunciar um novo formato para a Liga dos Campeões da UEFA, que aumentaria o número de jogos, mas seguiria facilitando a classificação para os primeiros colocados dos grandes campeonatos. O anúncio foi recebido com protestos e contrariedade de várias entidades grandes do futebol europeu, incluindo ligas nacionais e e a Associação dos Clubes Europeus. Foi deixado claro que a confederação europeia usará de todas as maneiras legais, esportivas e financeiras para impedir o avanço da Superliga.


Apesar da criação da entidade, muito ainda é especulativo sobre o que vai acontecer nos próximos dias. As notícias, que por exemplo, ditavam sobre um cancelamento ou adiamento da Liga dos Campeões e da Liga Europa não são verdadeiras. Até o momento, nada foi confirmado sobre punições e sanções aos times envolvidos, mas a situação deve ficar mais clara nas próximas horas.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações