O Rio Preto campeão do terceiro escalão do futebol paulista de 1963

Com informações do Diário da Região
Foto: arquivo

De pé: Paulinho, Brandão, Palácio, Martin Mansano, Jacintho Angelone e Antônio João
Agachados, na mesma ordem: Colada, Milton, Joãozinho, Bulau e Noriva

O Rio Preto Esporte Clube está comemorando 102 anos de fundação neste 21 de abril de 2021. Como vários times do interior, o Jacaré vive de glórias e alguns anos de penúria. Porém os títulos são muito comemorados e a primeira destas conquistas veio no Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1963, equivalente à atual Série A3. A competição teve duas fases preliminares, com o Jacaré sendo campeão de todas.

O torneio só foi concluído na metade do ano seguinte. Também pudera, eram 43 equipes. Isso mesmo, 43, número extenso e ímpar. Na fase semifinal, a série "José de Castro Bigi", o Jacaré foi campeão invicto após goleada de 6 a 0 no Mirassol, se garantindo no hexagonal junto dos classificados nas outras duas séries.

Neste hexagonal, valendo vaga na Primeira Divisão (atual A-2), a equipe que tinha Jacintho Angelone, Colada, Bulau, Noriva e companhia fez uma campanha de recuperação. Estreou em casa com empate de 2 a 2 contra a Botucatuense, perdeu da Usina São João (mais tarde União São João de Araras) por 3 a 0, mas venceu o Palmeiras, de São João da Boa Vista, pela contagem mínima, e teve dois empates sem gols, frente ao Linense e o Hepacaré, de Lorena.

No returno, Palácio ganhou espaço na ponta esquerda do Jacaré do técnico Dicão, com Noriva sendo negociado ao Santos. E o Jacaré começou sua recuperação com vitória em Botucatu (1 a 0) e goleada de 4 a 0 sobre o Usina São João. Em São João da Boa Vista, empate de 1 a 1 e a confirmação do caneco com duas vitórias, 3 a 0 no Linense e 3 a 1 sobre o Hepacaré, com três gols do atacante Joãozinho.

No ano seguinte, foi bem na primeira fase do Estadual, sendo campeão da Série Ermínio de Moraes, se garantindo entre os nove finalistas que brigariam por um lugar na elite. Porém, na fase final o time foi mal e viu a Portuguesa Santista subir, sendo campeã batendo a Ponte Preta na final, em pleno Moisés Lucarelli.


No terceiro escalão do futebol paulista, o Rio Preto repetiria da dose em 1999, quando conquistou a competição com a nomenclatura que persiste até hoje: Campeonato Paulista da Série A3. Em 2007, foi vice da A2 e conquistou o acesso para a elite do futebol estadual, pela primeira e única vez. Atulamente, o Jacaré está na Série A3.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações