O Marília campeão do acesso Paulista em 1971

Foto: arquivo

O Marília campeão em 1971

O Marília Atlético Clube comemora 79 anos de fundação neste 12 de abril de 2021. Equipe de muitas glórias, o MAC foi campeão do Interior de 1943, ainda amador. No futebol profissional, o primeiro título do time aconteceu em 1971, no Acesso do Paulista, na época em que a competição era chamada de Primeira Divisão, mas equivalente à atual Série A2.

Fundado em 12 de abril de 1942, como Esporte Clube Comercial e alvirrubro, no ano seguinte, como já citado, foi campeão do Interior. Em 1947 vira Marília Atlético Clube e disputa o futebol profissional pela primeira vez em 1953. Depois de alguns momentos licenciados, volta de vez ao profissionalismo em 1970, já azul e branco, e no ano seguinte veio a grande glória.

Na primeira fase do Campeonato Paulista da Primeira Divisão de 1971, o o Marília disputou a Série Arthur Friedenreich e jogou contra sete clubes: Corinthians de Prudente, Rio Branco de Ibitinga, Linense, Garça, Votuporanguense, Andradina e Araçatuba, em sistema de turno e returno. Somente os três primeiros colocados seguiam na competição.

Na 12ª rodada, a classificação para a fase seguinte veio com uma goleada por 4 a 0 sobre o Linense. Assim, o Marília ficou na segunda colocação, com 20 pontos, três a menos que o Garça. Na série, também classificou o Corinthians de Presidente Prudente.

Na segunda fase do Campeonato Paulista da Primeira Divisão daquela temporada, o Torneio dos 10, o MAC jogou contra Garça, Barretos, União Barbarense, Santo André, Saad de São Caetano, Esportiva Guaratinguetá, Grêmio Catanduvense, Corinthians de Prudente e Rio Preto. O sistema era o de todos contra todos em turno único e somente os cinco primeiros iam para a fase final.

Essa fase foi mais equilibrada, com os times disputando ponto a ponto. Com vitórias sobre o Corinthians de Presidente Prudente, por 4 a 1, e Rio Preto, por 1 a 0, nas duas últimas rodadas, o Marília avançou como segundo colocado, com 13 pontos, atrás do Saad, com 14, e à frente de Rio Preto (13), Grêmio Catanduvense (13) e Garça (12).


A fase terceira do Campeonato Paulista da Primeira Divisão aconteceu toda no Palestra Itália, em São Paulo e foi disputado por MAC, Garça, Rio Preto, Grêmio Catanduvense e Saad de São Caetano. Todos jogavam entre si em turno único e o primeiro colocado ia para a fase final.

Apesar de ter perdido na estreia para o Rio Preto, por 2 a 0, o Marília venceu o Garça (1 a 0), Grêmio Catanduvense (3 a 2) e Saad, por 1 a 0, e, com seis pontos, ficou na primeira colocação, ficando com o título da competição e ainda conquistando o acesso para a elite do Paulistão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Graças a vitória do Grêmio contra o Rio Preto que com o empate subiria, e o jogo Mac 3x2 Grêmio, em que o juiz operou o time de Catanduva que era muito melhor, e teve 3 jogadores expulsos, senão, o Grêmio que subiria!!!

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações