O início de Fábio Luciano na Ponte Preta

Foto: arquivo

Fábio Luciano no primeiro ano como profissional da Ponte Preta, em 1996

O ex-zagueiro e atual comentarista Fábio Luciano está completando 46 anos neste 29 de abril. Zagueiro conhecido por ser preciso nos desarmes, teve destaque nas passagens por Corinthians, Fenerbahçe e Flamengo, mas começou a sua carreira na Ponte Preta.

Nascido em Vinhedo, Fábio Luciano foi descoberto jogando por times de sua cidade e acabou sendo levado para a Ponte Preta, para jogar nas categorias de base. Zagueiro vigoroso, embora não fosse violento, logo demonstrou ser um grande desarmador de jogadas e, por isto, chamou a atenção de todos no clube. Ele fez parte da equipe que foi vice-campeã da Copa São Paulo de Juniores de 1995.

Mas a vida de Fábio Luciano na Ponte não foi fácil. O clube não vivia bom momento, jogando as divisões de acesso tanto no estadual como no Brasileirão e, por isto, tinha dificuldades de utilizar jovens atletas na equipe principal. O zagueiro mesmo só foi alçado aos profissional em 1996, quando a idade de Sub-20 "já tinha estourado".

Mas, Fábio Luciano foi ganhando o seu espaço na equipe. Apesar de a temporada de 1996 não ter sido boa e em 1997 a equipe ter falhado na busca do acesso no Paulistão, no Brasileirão Série B a situação foi diferente: a Ponte Preta foi vice-campeã, perdendo o título para o América Mineiro, mas conquistando a sua vaga na elite do futebol nacional a partir de 1998.

Nesse período, Fábio Luciano foi conquistando de vez a titularidade na "Nêga Véia". Porém, na Série A2 de 1998, a Ponte novamente não conseguiu o acesso, ficando em terceiro, em um campeonato em que só subiu o campeão União Barbarense. No Brasileirão, o zagueiro passou a fazer dupla com o experiente Ronaldão e a equipe conseguiu o seu objetivo: permanecer na elite.

O ano de 1999 foi de afirmação para Fábio Luciano na Ponte Preta. Finalmente o acesso para a A1 do Paulistão veio, com o vice na A2, perdendo o título para o América de São José do Rio Preto. O entrosamento com Ronaldão foi se afinando cada vez mais e a dupla foi o alicerce na grande campanha no Brasileirão. A equipe chegou nas quartas-de-final, vendendo caro a eliminação para o São Paulo, e ficando na sexta colocação no geral.


As belas apresentações de Fábio Luciano no Brasileirão de 1999 fizeram com que vários times brigassem pelo atleta. O Corinthians venceu a "batalha" e contratou o zagueiro, junto com o lateral-direito Daniel. Ele acabou virando titular logo no primeiro jogo do Mundial de Clubes, que o Timão conquistou.

Em 2001 ele chegou a ser emprestado para o Internacional e voltou para o Corinthians em 2002. Depois, ainda defendeu Fenerbahçe, da Turquia, Colônia, da Alemanha, e seu último clube foi o Flamengo, por onde jogou até 2009. Chegou a fazer também algumas partidas pela Seleção Brasileira e atualmente é comentarista da ESPN.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações